Páginas

22 de outubro de 2007

Projeto Higiene e Alimentação

Na semana da celebração do Dia Mundial da Alimentação, de 16 a 19 de outubro, o Colégio Estadual Dom Alano, realizou atividades educativas interdisciplinares, visando a valorização da água, qualidade da alimentação, cuidados e higiene do ambiente escolar. O desenvolvimento das atividades envolveu toda equipe do colégio. As atividades aconteceram na sala de aula, no pátio da escola e durante o recreio. No decorrer da semana, houve exposição dos trabalhos realizados de acordo cada disciplina. A utilização dos Classmate PC (laptops) enriqueceu muito os trabalhos. Os alunos pesquisaram, desenharam através do Tux Paint, Kolour Paint e Note Take (canetinha digital) e utilizaram o portal Aprende Brasil para atividades variadas sobre o tema, dentre outras atividades. Os alunos monitores auxiliaram na fotografia e filmagem das atividades e montaram um clipe que foi apresentado para toda a comunidade escolar.


Acesse o clipe: Semana da Alimentação
Músicas: Sopa; Fome Come
"Palavra Cantada"

8 de outubro de 2007

Semana Nacional de Ciências e Tecnologia

A IV Semana Nacional de Ciências e Tecnologia aconteceu do dia 01 a 07 de outubro e teve o planeta terra como tema. A preservação ambiental foi trabalhada por vários professores e alunos do Colégio Dom Alano. Os alunos, orientados pelos professores, fizeram pesquisas, redigiram textos, criaram cartazes de conscientização e afixaram por toda a escola. O Classmate PC foi um dos recursos utilizados que fez a diferença na dinamização das aulas. Um acessório incrível do laptop que encantou os alunos foi o Note Take onde os alunos desenham à mão livre utilizando uma canetinha com um sensor que capta as imagens para a tela do Classmate PC.



Alunos do 9º ano, professora Dilce Maciel, desenvolvendo pesquisas.


Alunas Geslane e Daniela, do 8º ano vespertino e as produções da turma.



Desenho do aluno Lucas Alves (7º ano - matutino), professora Eliana Vittorazzi, com a utilização do Note Take

4 de outubro de 2007

Produção de Textos

Os alunos do Ensino Fundamental do Colégio Dom Alano realizaram uma pesquisa sobre Palmas, na internet, para o Projeto “Palmas, minha cidade” e a partir daí, produziram seus textos no Classmate PC, corrigindo os erros e organizando a formatação. Todo esse trabalho foi feito em sete aulas e com bastante empenho dos alunos.

Professora Marília Corrêa Veloso

Produção textual da Aluna Hannah Harent Coutinho, do 7º ano 18

Palmas minha Cidade

Palmas fica localizada no estado do Tocantins que fica na região norte e é uma das cidades mais novas do país, o mesmo acontece no Tocantins que tem apenas um ano a mais de sua capital Palmas, pois ela tem 18 anos e o Tocantins 19.

Como todos sabem esse território que hoje faz parte do Tocantins pertencia ao estado de Goiás e como o governo não conseguia administrá-lo decidiram dividir o estado e então criaram o estado do Tocantins.

Quem mora aqui é um cidadão de sorte, pois mesmo sendo um estado com poucos anos de experiência é maravilhoso. Mesmo não tendo tantas coisas como nas cidades grandes tem suas qualidades e querem saber quais são? Então eu vou contar.

Palmas é uma cidade muito bonita e também com muitos benefícios. As belezas naturais são diversas e uma delas são as cachoeiras de Taquaruçu, a Ilha do Canela, lá é muito bonito, tem também o PARQUE CESAMAR, é ótimo para dar uma caminhada, ver o lago que é lindo e tem uma variedade de peixas. Tem parquinho para as crianças brincarem e também uma parte para skate e outra para andar de bicicleta.

Como cidadã palmense gosto de morar nessa cidade e não trocaria ela por nenhuma outra cidade, pois tenho orgulho dela. Eu tenho certeza que todos os turistas que visitam a cidade de Palmas vai embora com a esperança de voltar outra vez.

Palmas está melhorando muito. O transporte coletivo mudou muito a vida das pessoas daqui de Palmas, com a nova tecnologia ficou ainda melhor. Fizeram seis terminais que facilitou a vida das pessoas. Ando de ônibus e aprovo. Alem das melhorias nas redes públicas de ensino de ensino e saúde, pois o governo se preocupa verdadeiramente com o cidadão palmense o respeitando de forma integral.

Hoje está acontecendo um grande movimento que envolve toda a sociedade palmense para discutir o que precisa ser melhorado em nossa linda cidade, pois apesar das melhorias sempre a algo a fazer mais.

Esse movimento procura discutir cada problema de cada quadra junto com população da mesma. E com isso o povo fica satisfeito porque tem direito a dar sua opinião e fazer a diferença para sua quadra.

Palmas também teve o privilégio de presentear o projeto UCA, para os alunos do Colégio Estadual Dom Alano, para termos mais aprendizagem com o estudo. Nos fomos uma entre várias cidades do Brasil para participarmos do projeto piloto do UCA, esperamos que tudo dê tão certo aqui na escola como dá certo em Palmas., com os nossos governantes realmente preocupados com a população.

Palmas, obrigada por ser tão maravilhosa, pois é daqui que a minha família tira o nosso sustento.


Professora Marília e aluna Hannah Harent Coutinho do 7º ano 18

2 de outubro de 2007

Chegou a Hora tão Esperada!







Aconteceu no dia 31 de agosto de 2007, no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, o lançamento do Projeto UCA, com a entrega oficial dos Classmate PC aos alunos. Estavam presentes no evento o Excelentíssimo Governador do Estado, Sr. Marcelo Miranda, a Secretária da Educação e Cultura, Profª. Maria Auxiliadora Seabra Rezende, os representantes do Governo Federal, os representantes das instituições parceiras do projeto, os representantes dos quatro experimentos nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Brasília, os pais dos alunos, professores, alunos e demais membros da comunidade. As apresentações musicais e teatro, realizados pelos alunos, evidenciaram a grande espectativa da chegada dos laptops.

Veja mais: