Páginas

29 de setembro de 2008

Acabou a papelada!

Nas aula de Português da Professora Keila os alunos das turmas do 1º 4 e 1º 5 estão experimentando uma outra possibilidade de entregar os seus trabalhos. Estão utilizando da tecnologia que possuem na escola. Eles fazem sua atividades no classmate e enviam diretamente para a sua professora. Facilitando e dinamizando os trabalhos em sala de aula. Verdadeiramente estamos acabando com aquelas pilhas de trabalhos manuais. Chegamos à era da informatização na escola. Viva o computador!!!

Abaixo estão algumas evidências das atividades realizadas pelos alunos.
Texto com resumo do conto lido no site : www.machadodeassi.net

Em 02/09/2008 10:43, mileni maia escreveu:

.hmmessage P { margin:0px; padding:0px } body.hmmessage { FONT-SIZE: 10pt; FONT-FAMILY:Tahoma }
ANÁLISE DO CONTO Situação Inicial: Rita tentava explicar a Camilo sua ida a cartomante. Personagens: Rita, Camilo, Vilela, Cartomante, o Cocheiro e o anônimo. Tempo: Sexta-feira de novembro de 1869. Espaço: Rua da Guarda Velha, a Casa da Cartomante, Rua das Mangueiras, a Casa de Vilela, Antiga rua dos Barbonos. Conflito Gerador: Traição. Clímax: As cartas anônimas. Desfecho: Vilela mata Camilo e Rita. RESUMO

A CARTOMANTE

Este conto narra uma história trágica de um romance que acabou em morte.Camilo e Vilela são amigos de infância que depois de um bom tempo se reencontraram. Vilela volta da Província formada em Magistrado, mais veio abrir banca de advogado, ele se casara com uma linda dama formosa e prendada; Camilo por sua vez não se formara em nada, mais conseguira um emprego público. Rita (esposa de Vilela) apaixona-se por Camilo e começam a ter um romance. Ao passar do tempo, com as varias visitas que Camilo fazia a casa de Vilela para ver Rita, eis que surge um bilhete anônimo que lhe chamava imoral e pérfido, e dizia que sua aventura era sabida por todos. Com isso, Camilo parou de ir à casa de Vilela, foi por esse tempo que Rita, desconfiada e medrosa, correu a cartomante para consulta-la sobre o verdadeiro motivo do desaparecimento de Camilo. A cartomante declarou que ela tinha medo que ele a esquecesse, mais que não era verdade. Rita por sua vez ficou preocupada. No dia seguinte, estando no trabalho, recebeu Camilo um bilhete de Vilela que dizia: “vem já, já a nossa casa, preciso falar-te agora”. Camilo assustou-se, e começou a formular em sua cabeça os motivos desse chamado de Vilela. Ele ficou preocupado que Vilela poderá ter descoberto a traição de Rita com ele, pensou até em ir armado, mais descartou essa idéia. No caminho ele foi à cartomante que lhe disse para que não se preocupasse e que não tivesse medo de nada, Camilo agradeceu e lhe pagou. Quando chegara a casa de Vilela, estava mais tranqüilo,Vilela abriu a porta, Camilo desculpou-se por não poder vir mais cedo, Vilela não lhe respondeu nada, tinha as afeições decompostas, fez-lhe sinal para que entrasse e foram para uma sala interior, quando a Camilo entrou na sala levou um susto, viu Rita morta e ensangüentada no chão, Vilela pegou-o pela gola e com dois tiros o matou.
ALUNA: MILENI GONÇALVES DA MAIA. SÉRIE: 1º ANO 05 MATUTINO


Em 01/09/2008 21:56, caroline brito pacheco escreveu:

.hmmessage P { margin:0px; padding:0px } body.hmmessage { FONT-SIZE: 10pt; FONT-FAMILY:Tahoma }

A cartomante

A cartomante é a historia de Vilela, Camilo e Rita envolvidos em um triângulo amoroso. A historia começa numa Sexta-feira de novembro de 1869 com um dialogo entre Camilo e Rita. Camilo nega-se a acreditar na cartomante e sempre desaconselha Rita que a consultasse.
A cartomante é uma charlatã, destas que falam tudo o que serve para todo mundo, destaca-se por iludir Rita e Camilo.
Rita crê que a cartomante pode resolver todos os seus problemas e angústias. Camilo já desesperado com medo de que todos haveriam descoberto o seu caso com Rita procurou a cartomante para saber o motivo do chamado de Vilela para ir até a sua casa.
Cheio de confiança após consultar a cartomante, Camilo vai até a casa de Vilela. Chegando lá ele encontra Rita morta aos seus pés, Vilela seu amigo de infância, que já estava sabendo da traição da esposa e o esperava de arma no punho, e segurou-lhe pela gola e com dois tiros de revólver o matou.

Colégio Estadual Dom Alano
Aluna:Caroline Brito Pacheco
Série:1°ano Turma:05

24 de setembro de 2008

Reportagem dos alunos e professora do Colégio Dom Alano

http://www.aprendebrasil.com.br/alunoreporter/noticia.asp?idARMateria=520

Acessado em 24/09/08


Mesa Redonda: O uso do laptop na Escola Pública






Nos dias 22 e 23 de setembro, intelectuais, professores e alunos de algumas regiões do Brasil estão reunidos na PUC-SP para o I Seminário WEB Currículo com o objetivo de apresentar e discutir questões relacionadas ao desenvolvimento do currículo escolar com a integração da mídia e tecnologias digitais. O envento é também um espaço para a troca de experiências sobre os recursos que a WEB oferece e como as TIC podem ser utilizadas nas práticas escolares.
Jovens do Ensino Fundamental e Médio dos Estados do Tocantins, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro estão reunidos a fim de criar notícias para a "Agência de notícias para a paz". Esta agência de notícias está proporcionando aos estudantes mais um momento de aprendizado sobre outra importante interface do site aprendebrasil.com.br.

Uma das coordenadoras e organizadoras do I WEB Curriículo PUC-SP e autora de diversos trabalhos relacionados com a utilização das tecnologias na educação Maria Elizabeth Almeida, comentou que quando pensou em uma maneira de introduzir tecnologia no curriculo, logo imaginou sua relação com a educação,. Foi assim que teve a idéia de criar o tema Integração de Tecnologias de Informação e comunicação ao Currículo.


Na mesa-redonda "Uso do laptop na escola pública" tivemos as apresentações de todos os representantes das quatro escolas do país que tveram este projeto implantado como um projeto piloto. Todos os representantes das escolas, mostraram seus pontos negativos e positivos e mostraram resultados de projetos desenvolvidos.

Foram destacados vários pontos sobre criação, operacionalização e implantação do projeto UCA. O Sr. Mauro Moura (SEED/MEC) afirmou que o projeto piloto precisa dar certo, mas deve ser pensado dentro da realidade de cada escola, e que este projeto seria implantado em mais 300 escolas do Brasil para beneficiar mais de 3 mil alunos com laptops no valor de 100 dólares.

O Sr. Pedro F.Andrade (SEED/MEC) falou sobre os quatro pilares de sustentação do projeto UCA que se divide em: infra-estrutura que visa suporte técnico, acompanhamento, ponto de acesso e monitoramento, o segundo pilar é formação que visa formar gestores, profesores e alunos monitores, o terçero pilar é o de avaliação, que visa resultados de impacto, e o quarto e último pilar é o de pesquisa que visa a referência curricular, ferramentas metodológicas e processos.

A Coordenadora Estadual do Projeto UCA no Tocantins Leila Ramos falou sobre as oficinas realizadas com todos os envolvidos no projeto, começando com os alunos monitores, passando pela equipe de gestão da SEDUC e da escola e dos professores. Leila falou da importância de o professor ter conhecimento sobre a utilização dos laptops para conseguir trabalhar em sala de aula, mas também colocou a importância de os professores assumirem as suas dificuldades/medos na utilização das TIC e permitir que os estudantes o ensinem, já que os jovens são "filhos da tecnologia". O fato de os computadores estarem armazenados dentro da sala de aula, também é um fato muito importante no Colégio Dom Alano porque instiga o professor a utilizar esta importante ferramenta.



Autores: Ítalo, Igor, Monique, Letícia e Fátima






23 de setembro de 2008

Reportagem do Aluno Igor Ferreira - Col. Est. Dom Alano

Desafios dentro da sala de aula.

O fato de alguns professores não terem um amplo conhecimento em informática pode levar para a sala de aula certas dificuldades, dificuldades estas que certamente prejudicam o aprendizado tanto do aluno quanto do próprio professor.

Essas dificuldades foram discutidas no I seminário web curriculo PUC-SP, com a palestra da professora universitária Aneridis A. Monteiro, que falou sobre "O professor e as tecnologias: os desafios de ensinar e aprender".

Este assunto nos chamou a atenção porque nos afeta no dia-a-dia em nossas escolas, tanto públicas quanto particulares. Os professores hoje não devem mais aprender ou ensinar somente com livros, o professor hoje tem de saber tanto usar essas tecnologias quanto interagir com o aluno no uso dos computadores. Mas este uso deve ser consciente, planejado com foco na construção da aprendizagem.

Alguns professores ainda têm receio em utilizar os computadores na sala de aula porque ainda não tem um bom dominio sobre a informatica. Com isto, se sentem presos a sua falta de conhecimento, mas este receio está sendo trabalhado,"tem sim que existir o uso dos computadores na sala de aula, e este incentivo depende do professor, se nao houver este incentivo, se não houver este trabalho do professor, essa interatividade do aluno com o professor, nao poderá ter este uso correto do computador na sala de aula." disse Aneridis A. Monteiro.

Veja o vídeo:
http://www.aprendebrasil.com.br/alunoreporter/reportagem.asp?idARMateria=516

Da sucursal Agência de Notícias do I Seminário Web Currículo PUC-SP – São Paulo - SP
Criada por: Igor Ferreira Noleto de Menezes
Atualizada em 23/09/2008

"Agência de Notícias"

Mais notícias do I Seminário Web Currículo - PUC-SP:
Acessado em 23 de setembro de 2008
http://www.aprendebrasil.com.br/alunoreporter/reportagem.asp?idARMateria=517


O Projeto UCA teve início em 2005 com a iniciativa do Governo Federal na adoção de laptops educacionais com o objetivo de elevar a qualidade da educação pública brasileira.




Cinco escolas foram beneficiadas com esse projeto-piloto no Brasil. Estas escolas têm uma grande responsabilidade, pois as demais escolas no Brasil dependem também da execução nas escolas-piloto para serem beneficiadas com o Projeto UCA. Em 2007 o projeto entrou em prática. As escolas receberam os laptops e iniciaram suas atividades. Um novo desafio foi lançado para alunos e professores no início do Projeto. Houve alguns receios quanto ao uso de laptops em sala de aula, mas em pouco tempo, essa nova ferramenta educacional tornou-se uma grande aliada do ensino.




Com o sucesso do Projeto UCA, está sendo realizado o I seminário Web Currículo. “O objetivo é de apresentar e dialogar questões relacionadas ao desenvolvimento do Currículo com a Integração de Mídias e Tecnologias Digitais”. Nesse seminário estão presentes as cinco escolas contempladas com o Projeto, onde os alunos e professores trabalham relatando as experiências que tiveram no decorrer do ano, e principalmente discutindo novas formas de educação com a utilização das tecnologias. Hoje, alunos e professores estão envolvidos na cobertura do evento.


“Essa experiência com os alunos no seminário está sendo impar para a vida”, disse Inês Gamba - Positivo Informática



O I Web Currículo que está acontecendo em parceria entre PUC-SP e Intel, Microsoft, Positivo Informatica, IG escola e Sony, está sendo uma experiência única para alunos e professores. Todo esse aprendizado deve ser repassado como motivação para novas escolas e novos alunos que também podem ser beneficiadas com o projeto futuramente.


Redatores: Ítalo Guilherme e Monique Ellen

"Agência de Notícias - I Seminário Web Currículo" PUC-SP

Matéria da Agência de Notícias do dia 22 de setembro de 2008.






Quatro estudantes, monitores do projeto UCA: Letícia Silva, Ítalo Acácio, Igor Menezes e Monique Ellen e a professora de inglês Fátima M Bagatini do Colégio Estadual Dom Alano foram selecionados para participar do I WEB Currículo da PUC-SP. O grupo viajou acompanhado da Coordenadora Estadual do Projeto no TO Leila Ramos e da Diretora de Gestão Educacional da SEDUC Joana D' Arc.

O estusiasmo do grupo começou ainda no aeroporto de Palmas quando encontrou o grupo TITÃS que estava retornando para casa depois de um show em Palmas, conforme mostra a foto abaixo.



Ontem, domingo, depois de um almoço maravilhoso o grupo seguiu para o Shopping Ibirapuera, mas parou para uma foto na Av. Paulista.


Hoje, todos estão envolvidos com o Seminário. Alunos e professores estão fazendo a cobertura do evento sendo repórteres e editores que por sinal está FANTÁSTICO!!

Acesso em 23 de setembro de 2008
www.agenciadenoticiasxo.com.br


22 de setembro de 2008

Os alunos monitores Igor, Ítalo, Letícia e Monique do Colégio Estadual Dom Alano agora são repórteres e editores na Oficina "Agência de Notícias" no I Seminário Web Currículo - PUC-SP, juntamente com alunos do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e professores. Registramos, dentre outros, a presença da professora Léa Fagundes (RS), Leila Ramos (TO) e Inês Gamba (Grupo Positivo - PR)
Para maiores informações acesse o site:
http://www.agenciadenoticiasxo.com.br




I Seminário Web Currículo PUC-SP

Acontece nos dias 22 e 23 de setembro de 2008 o "I Seminário Web Currículo - Integração de Tecnologias de Informação e Comunicação ao Currículo", realizado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP.
"O objetivo é apresentar e dialogar sobre questões relacionadas ao desenvolvimento do currículo com a integração de mídias e tecnologias digitais, a utilização de recursos disponíveis na web (wiki, blog, sites participativos etc.) e de trazer para o debate, elementos, as potencialidades e limites das novas formas de ensinar, aprender e produzir conhecimento. O evento buscará também identificar as abordagens pedagógicas mais utilizadas em práticas escolares desenvolvidas com o uso de tecnologias". (Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo - PUC-SP)
http://www.pucsp.br/webcurriculo/index.html

O Colégio Dom Alano Marie Du Noday é um dos destaques do evento por ser um dos cinco Experimentos do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) do País e por apresentar inovações em sala de aula com a utilização dos recursos do laptop Classmate PC.
Quatro alunos monitores do Projeto UCA no Colégio Dom Alano participam de Oficina no Seminário. São eles:
Igor Ferreira Noleto de Menezes - 1ª série 04 (Ensino Médio)
Ítalo Guilherme Reis Acácio - 3ª série 08 (Ensino Médio)
Letícia Rodrigues Silva - 2ª série 07 (Ensino Médio)
Monique Ellen Cezar - 9º ano 18 (Ensino Fundamental)

Também participa do Seminário a professora Fátima Maria Bagatini com seu Projeto "A Língua Inglesa para Além dos Muros da Escola: Invadindo o Mundo Digital", que foi anteriormente aprovado e selecionado para apresentação em mesa redonda.
A Coordenadora Estadual do Projeto UCA – NTE-Palmas, Leila Ramos, e Diretora de Gestão Pedagógica - SEDUC, Joana D’arc Alves Santos acompanham os alunos e professora do Colégio.

15 de setembro de 2008

Uso responsável da internet





Apresentação
"A campanha pelo Uso Responsável da Internet é uma iniciativa da GVT em parceria com o Comitê para a Democratização da Informática – CDI e a Fundação Xuxa Meneghel que faz parte do projeto Educando GVT. A mobilização em torno da causa leva em conta que equipamentos de informática e a Internet são ferramentas que, isoladas, são incapazes de promover o aprendizado, o desenvolvimento intelectual, a integração social saudável e a ampliação de horizontes para o exercício da cidadania. Antes de tudo é preciso conscientizar e preparar crianças, jovens e adultos a adotar alguns cuidados e muito bom senso para tirar o melhor proveito dessas tecnologias". Veja o site:
http://hosting.pop.com.br/educando/parcerias.php

9 de setembro de 2008

Projeto: Produzindo o Saber

Projeto: Produzindo o Saber

Professora Maria Edilene S. de Oliveira

A sociedade passa por muitas mudanças e a escola precisa acompanhar o ritmo da evolução para atender melhor os alunos. Há uma década, não acreditaríamos na possibilidade de uma escola pública dispor de laptops para atender a todos os alunos e, a nossa escola dispõe. Aproveitando esse momento ímpar, passamos desde então, a utilizar essa tecnologia para nos auxiliar na aprendizagem. O nosso grande desafio era descobrir o que poderíamos fazer com esse recurso e também definir o nosso papel de educador nesse processo. Estamos tornando os alunos nossos aliados nessas descobertas. A cada projeto didático proposto, verificamos que o laptop pode ser um grande recurso na busca da aprendizagem e descobrimos aos poucos mudanças na postura dos alunos, no ambiente de aprender e na interação com as turmas e com a máquina. Sabemos que o domínio dessa tecnologia dispõe de tempo e exige do professor uma preparação e atualização, que no princípio pode assustar, mas não há como negar que essa novidade amplia o horizonte dos educadores e com inúmeras possibilidades pedagógicas.

O projeto tem como objetivos:

  • Utilizar os laptops Classmate PC para a pesquisa e produção do material expositivo dos alunos (slides, vídeos, etc.);
  • Promover interação entre os alunos nos grupos de trabalho;
  • Conhecer as características e modo de vida dos animais e dos vegetais;
  • Promover a autonomia e autoria;
  • Despertar o espírito criativo na produção de materiais audiovisuais.

Trabalharam no projeto os alunos da 2ª série do Ensino Médio e o tempo estimado para sua realização é de 12 aulas.

Abaixo estão algumas produções dos alunos durante o desenvolvimento do projeto: