Páginas

29 de junho de 2010

Projeto: "Um Olhar Sobre a Desigualdade Social"

Na manhã de sábado, dia 19 de junho, a equipe do Colégio Estadual Dom Alano realizou uma das ações do projeto "Um olhar sobre a desigualdade social". O ambiente escolhido foi o auditório do Colégio Militar de Palmas.

O projeto liderado pelas professoras Ana Paula e Suelene, sob a coordenação da professora Maurina tendo a participação dos alunos do Ensino Médio tem como objetivo obter um panorama das estratificações sociais locais e circunvizinhas por meio de coleta de dados e pesquisas.

A programação foi atrativa:
*Relato de documentários e experiências sobre o trabalho realizado;
*Apresentação de vídeos construídos pelos alunos sobre o tema proposto;
*Apresentação da pirâmide sobre as estratificações sociais locais, construída a partir da coleta de dados;
* Palestra com Paulo Bonfim, o nosso querido "Diamante Negro."
E no 2°semestre tem mais! Fiquem atentos e participem deste projeto!!!

A participação dos ALUNOS foi fechada com chave de ouro neste 1º semestre com este projeto.

28 de junho de 2010

Tivemos Visitas!!!


Na tarde do dia 17.06.2010, nós do Colégio Dom Alano recebemos a visita dos coordenadores externos do “Programa UCA – Um Computador Por Aluno”. O objetivo da visita foi oportunizar aos presentes um momento de socialização das experiências já desenvolvidas pela equipe da escola a partir da implantação do uso dos Laptops – Classmate PC nas salas de aula. Participaram deste encontro as equipes de formação e pesquisa que desenvolverão a formação juntamente com professores, coordenadores e diretores das escolas, representantes das IES locais e dos NTE/NTM diretamente envolvidos com a implementação da fase piloto do programa UCA no Tocantins.



Aulas de Espanhol


Aprender outras línguas contribui para ampliar o conhecimento, por isso o Colégio Estadual Dom Alano faz parceria com acadêmicos estagiários da Unitins do curso de Letras. Com esse objetivo os alunos do Ensino Médio iniciaram neste semestre o curso de espanhol que acontece 2 vezes semanais no turno noturno. A gestora Monique tem partipação efetiva socializando seus conhecimentos da língua espanhola.

24 de junho de 2010

Arraiá Dom Alano - 2010

Origem da Festa Junina

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina. De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial. Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.










Assim, seguindo nossas tradições o “ARRAIÁ DO DOM ALANO” foi um SUCESSO!! Tivemos quadrilhas, comidas típicas e muita alegria de todos que participaram e... VIVA SÃO JOÃO!!!!





10 de junho de 2010

Projeto SuperAção



O Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday realiza o Projeto Solidário “SuperAção”, coordenado pela professora Bagatini da disciplina de Língua Estrangeira, juntamente com a participação dos alunos do Ensino Fundamental e Médio. O projeto tem como objetivo despertar no coração dos alunos a solidariedade e o respeito mútuo, bem como o compromisso solidário em ajudar as crianças que estão em tratamento de câncer na cidade de Palmas-To.

No dia 29 de maio de 2010, no auditório do CEM de Palmas foram realizadas atividades pedagógicas referente ao projeto. As atividades realizadas foram:

  • Solidariedade e Respeito Mútuo – Palestrante, Tereza Luiza e Diana;

  • Noções básicas sobre tratamento do câncer infanto-juvenil – Palestrante - Drª Jussara Marques

  • Terapia Ocupacional – Palestrante Neivan Sita

  • Apresentação das atividades desenvolvidas pela AACC-TO – Palestrante -Suelândia;

7 de junho de 2010

Dia Pedagógico- 04/06/2010

Nesta sexta-feira, a gestora do Colégio Estadual Dom Alano Monique Wermuth conduz o Dia Pedagógico que teve como pauta os informes sobre o Congresso Pensar,O seminário EJA,Festa junina 2010,Construção do instrumento de avaliação interna.O tema relevante deste dia foi sobre Altas Habilidades em que a gestora ressaltou a importância de conhecer melhor o universo do educando e assim contribuir no desenvolvimento de sua aprendizagem.

Dia Temático - 28/05/2010

O dia temático no Colégio Dom Alano foi de grande significação,pois favoreceu a aprendizagem e integração por meio de palestras.

Ótima palestra com Dídimo Heleno:O conflito entre árabes e judeus.
A mestranda Ivonice fala da sua história e estimula os estudantes a vencer desafios para se tornar um profissional competente.
ATTM colabora com a palestra sobre "Educação para trânsito."
O Professor da Universidade Católica Silvano Malfatti interage com os alunos e incentiva o uso da tecnologia falando sobre Jogos Educacionais.