Páginas

30 de junho de 2014

Projeto Dom Alano na Copa - Vídeo - SEDUC

https://www.facebook.com/photo.php?v=691570447579931

Projeto Dom Alano na Copa

http://www.seduc.to.gov.br/seduc/index.php/89-materias/2493-copa-do-mundo-inspira-estudo-de-cultura-estrangeira-em-escola

Culminância do Projeto Dom Alano Na Copa


Nos dias 27 e 28 de junho foram realizadas as atividades de Culminância do Projeto Dom Alano na Copa, na ocasião foram expostos cartazes, bandeiras, charges,  tabelas, painéis, linha do tempo e maquetes sobre a copa e sobre os paises envolvidos, sendo todas produzidas e apresentadas pelos alunos.

A qualidade e o conteúdo apresentado foram o principal destaque dos trabalhos que enfocaram: dados geográficos, econômicos, esportivos, culturais, artísticos  e  sociais.

Segundo o professor Aluísio Vasconcelos de Carvalho: “Com o projeto Copa Dom Mundo o aluno construiu conhecimento interdisciplinar possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências além do previsto”.

Um dos pontos fortes foi a participação e o protagonismo do Grêmio Estudantil que liderou as atividades de decoração, pintura dos muros e criação de logomarcas.

Durante a culminância também houveram as apresentações das produções dos alunos nas categorias  Poesia, Cordel e Parodia,  com muita criatividade e envolvimento todas as turmas mostraram sua visão critica sobre a copa, inclusive abordando questões polemicas, tais como “preço dos ingressos”, “falta de investimentos na educação” entre outros.

O patriotismo e o otimismo em relação ao desempenho da  seleção brasileira também esteve presente nas produções , uma vez que no dia 28 a seleção enfrentaria a seleção do Chile.

Nesse clima de euforia e expectativa as ações de Desfile com roupas típicas ( material reciclado) e as apresentações de  danças dos paises foram um grande sucesso,  os alunos pesquisaram, providenciaram figurinos, ensaiaram e expressaram sua arte.

O público presente ficou empolgado e incentivou os “alunos- artistas” em todos os momentos.

Assim o Projeto Dom Alano na Copa envolveu todas as turmas, professores, alunos e servidores  resultando em uma ação grandiosa e  produtiva, que nasceu nas idéias dos docentes e acabou por transformar toda a rotina escolar para melhor, deixando de lado o comodismo didático para uma ação dinâmica e construtiva.


Ficando marcado a mensagem da coord. Greice Quele na abertura das apresentações como sentimento de todos: “Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade.”

Agradecemos a todos os alunos, professores, coordenadoras,  servidores e ao Grêmio pelo esforço e dedicação.

17 de junho de 2014

Copa do Nosso Mundo: Estudos sobre as cidades sedes e confecção do Fuleco de material reciclado


As atividades do Projeto sobre a Copa do Mundo acompanham e o torneio com “partidas” de arte e geografia. Foi realizado estudo sobre as cidades sedes, os alunos realizaram pesquisa e registros sobre as cidades que terão jogos da Copa do Mundo FIFA: sua localização, principais características, símbolo da sede e estádio. Os alunos produziram cartazes que serão expostos na culminância do projeto.
Alunos pesquisas sobre as sedes

No dia 13 de junho os alunos do 3º ano do ensino fundamental juntamente com a professora Dionita confeccionaram o mascote da copa com material reciclado (garrafa peti) como parte do Projeto Copa do Nosso Mundo, além dos mascotes também foi confeccionada replica da taça que será a premiação.
Confecção do Fuleco

Os alunos aprenderam também conceitos de preservação e cuidados com meio ambiente.

O projeto foi destaque no Jornal do Professor do Mec, veja o link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/jornal.html

6 de junho de 2014

Dia do Meio Ambiente: Contação de História



O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. 

Nesta sexta-feira dia 06 de junho, em comemoração do Dia do Meio Ambiente foi realizada Hora da história temática, abordando as transformações no meio ambiente e a necessidade de organizar os espaços urbanos para assegurar a qualidade de vida.

Com a história: A Menina que Desenhava de Márcia Hazin, foi elaborado um “Rolo da história", com a ilustração do texto, ao passo que a historia ia sendo contada o rolo ia desenrolando.

Em seguida os alunos comparam a realidade da menina com a deles, identificando as atividades que podem proteger o meio ambiente, seguindo o exemplo da Isabel a menina da história.

Projeto Erica


                Alunos do Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Naday  participam do Projeto  Erica. Um estudo que vai às escolas para pesquisar a alimentação, o peso, os hábitos e as atividades dos adolescentes.




















Será uma grande fotografia da saúde dos adolescentes brasileiros.
 

Projeto Dom Alano na Copa






 A equipe pedagógica do Colégio Dom Alano Marie Du Naday em parceria com alunos e professores desenvolve o Projeto Dom Alano  na Copa. Atividade realizada de forma interdisciplinar buscando aproximar os alunos significativamente da realidade dos países participantes. Os trabalhos serão executados em três grandes áreas.

 Linguagens, códigos e Tecnologias;

 Matemática e Ciências da Natureza;

  Humanas;





 Acreditamos que este momento será para enriquecer e dar mais significado as nossas aulas buscando conhecer os países que participarão desse evento, inserindo os temas transversais como: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Consumo, o Trabalho coletivo em equipes, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como a aceitação de que nem sempre se vence. 

       Estamos na Torcida!!!