Páginas

1 de dezembro de 2008

Alunos e Professores do Colégio Dom Alano participam de Seminário sobre o Projeto UCA em São Paulo.

Os alunos Diego, Gabriela, Carlos Alberto e Hanna, as Professoras Maria Edilene e Maria do Socorro, do Colégio Estadual Dom Alano, participaram, do dia 27/11 até 29/11, da Reunião de Trabalho dos Experimentos do Projeto UCA – Um Computador por Aluno, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Estavam presentes professores, gestores e alunos dos experimentos das cinco unidades escolares pioneiras do projeto: Porto Alegre-RS, Piraí-RJ, Brasília-DF, São Paulo-SP e Palmas-TO com o objetivo de promover uma interação entre os mesmos e assim estabelecer uma troca de experiências sobre problemas e soluções encontradas no uso dos laptops na sala de aula.

Acompanharam os alunos e professoras o coordenador de apoio do Projeto UCA na Escola, o Professor Demerval, a Coordenadora de Tecnologia na Educação da SEDUC, Telma Reijane e a Coordenadora Institucional do Projeto UCA, Leila Ramos.

Durante o evento os alunos, professores e coordenador tiveram a oportunidade de apresentar os projetos desenvolvidos usando os ClassmatePC, como também de expressar suas opiniões acerca do sucesso do projeto no Colégio Dom Alano. Expuseram, ainda, dificuldades encontradas na utilização do Classmate PC.

Os alunos do Dom Alano trocaram experiências com os alunos dos outros experimentos, apresentando soluções para diversas dificuldades encontradas e também conheceram os modelos de laptops usados nas demais escolas que participam do projeto.

Estavam presentes no evento diversas autoridades do meio educacional, como a Professora Léa Fagundes, o Professor Dr. José Armando Valente, e personalidades renomadas na área da educação que compõem o Grupo de Trabalho do Projeto UCA. Também participaram do evento várias empresas parceiras no Projeto UCA, como a Intel e representantes da OLPC - One Laptop per Child (uma organização sem fins lucrativos).

Os alunos avaliaram o seminário de forma positiva e bastante importante para o sucesso dos experimentos e para os demais projetos UCA que serão implantados no ano de 2009.


13 de novembro de 2008

1º ano 05 - Proteção ao meio ambiente e lição de solidareidade

O “Projeto Cata Óleo” é uma iniciativa da Associação Primícias do Tocantins, que visa estimular a preservação do meio ambiente de forma sustentável e a geração de trabalho e renda às famílias carentes residentes no loteamento Lago Sul, no Setor Palmas Sul, pelo reaproveitamento do óleo residual de frituras.

Por meio do incentivo ao recolhimento desse óleo em residências e estabelecimentos do ramo alimentício, pode-se participar diretamente do controle da poluição de mananciais e rios, sendo possível retirar do meio ambiente milhares de litros de gorduras oriundas de restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis, etc., contribuindo assim para a minimização dos problemas causados pelo aquecimento global.

O óleo e a gordura recolhidos serão tratados e utilizados como componentes para a fabricação de saponáceos. E, independentemente dos produtos gerados a partir do óleo purificado, o processo de incentivo à reciclagem fará com que esses resíduos não sejam reaproveitados para consumo humano e não gerem outros resíduos poluentes, promovendo benefícios a todos os envolvidos.

Os alunos da turma 05 do colégio Dom Alano Marie Du Noday, pensando na importância dos benefícios que poderiam ser alcançados através desta ação, fizeram uma parceria com a Associação Primícias do Tocantins que gerou várias ações de conscientização social aos alunos do Colégio Dom Alano a outras Unidades de Ensino da Capital. Também foram feitas visitas na quadra da escola onde os alunos foram a restaurantes e de casa em casa propagando os benefícios de não se jogar o óleo utilizado em frituras no ralo da pia de cozinha. Eles orientaram cada morador a guardar este óleo em recipientes que depois seriam recolhidos por eles mesmos para a produção de sabão. Após esse momento de conscientização, os alunos da turma 05 participaram de várias palestras sobre o desenvolvimento sustentável e após as palestras participaram de uma oficina de sabão. Aprenderam a reutilizar o óleo recolhido da comunidade. A culminância deste projeto se deu na Mostra científica da escola que aconteceu no dia 23/10 em que os alunos apresentaram slides, fotos e evidências do projeto desenvolvido por eles. Além da conscientização, os alunos tiveram a idéia de beneficiar os moradores assistidos pela Associação Primícias do Tocantins. Para isto, eles produziram sabão, detergentes, sabão líquido e amaciante, com o óleo recolhido, que foram vendidos no dia da I Mostra Científica do Colégio Dom Alano. A renda foi doada aos moradores do setor Lago Sul, comunidade carente da periferia de Palmas.

Profª. keila













21 de outubro de 2008

I Mostra Científica


I Mostra Científica do Colégio Dom Alano Marie Du Noday

“Educar para uma Vida Sustentável”

“Educar para uma Vida Sustentável”

“Educar para uma Vida Sustentável”


“Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro”.

Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento


Apresentação

O Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday tem como objetivo, na formação do aluno, trabalhar com situações que possibilitem aos mesmos propostas de intervenção na realidade que os cerca.

A proposta da realização da “I Mostra Científica” é uma ação do Projeto de Aprendizagem, que visa investir numa mudança de mentalidade como um elo para trabalhar a transformação da consciência ambiental, do desenvolvimento e da sustentabilidade.

Tema

Educar para uma Vida Sustentável

Sub-temas

Sustentabilidade ecológica

Sustentabilidade ambiental

Sustentabilidade demográfica

Sustentabilidade tecnológica

Sustentabilidade social


Programação

Ensino Fundamental

Data: 22/10/2008

Vespertino: exposição dos trabalhos


Ensino Médio (Matutino)

Data: 23/10/2008

Matutino: exposição dos trabalhos

Noturno: apresentações culturais


Ensino Médio (Noturno)

Data: 23/10/2008

Noturno: exposição dos trabalhos




14 de outubro de 2008

III Conferência Nacional Infanto - Juvenil pelo Meio Ambiente na Escola


III Conferência Nacional Infanto - Juvenil pelo Meio Ambiente
http://portal.mec.gov.br/secad/index.php?option=com_content&task=view&id=208&Itemid=379&sistemas=1

"A Conferência Nacioanl Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente - CNIJMA é um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo denâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as idéias consensuadas para as etapas sucessivas.

A III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambienteterá três momentos de encontros, as Conferência na Escola, a Conferência Estadual e a Conferência Nacional. As Conferências Estaduais serão opcionais, dependendo da definição de cada Unidade Federativa".

Colégio Estadual Dom Alano Marie du Noday
III Conferência Nacional Infanto - Juvenil pelo Meio Ambiente na Escola

Data: 16/10/08
Horário: 14:30h
Local: Igreja Presbiteriana (ao lado da escola)
Quem pode participar: alunos, professores, funcionários administrativos, gestores, pais, comunidade local.

  • Abertura: Gestora Pedagógica
  • Palestra: Saneatins
  • Exposição dos temas pelos dois grupos de alunos (Tema Água - 7º ano matutino e o Tema Fogo - 6º ano vespertino)

O que vai ser discutido na conferência:

Temas: Água - Desperdício de água
Fogo - Queimadas

Os alunos farão pesquisas, visitas a órgão públicos relacionados aos temas com o objetivo de enfrentarmos os desafios voltados para p desperdício de água, nesta Unidade de Ensino, como tambem concientizarmos nossa comunidade escolar dos prejuízos causados pela queimadas descontroladas. Esse trabalho será desenvolvido a partir das ações educativas contidas no projeto: Nosso Planeta e Nossa Escola, que contará com o apoio da Comunidade Escolar e local, com o compromisso de todos colaborarem no processo educativo de intervenção na realidade para melhorias no nosso Planeta.

29 de setembro de 2008

Acabou a papelada!

Nas aula de Português da Professora Keila os alunos das turmas do 1º 4 e 1º 5 estão experimentando uma outra possibilidade de entregar os seus trabalhos. Estão utilizando da tecnologia que possuem na escola. Eles fazem sua atividades no classmate e enviam diretamente para a sua professora. Facilitando e dinamizando os trabalhos em sala de aula. Verdadeiramente estamos acabando com aquelas pilhas de trabalhos manuais. Chegamos à era da informatização na escola. Viva o computador!!!

Abaixo estão algumas evidências das atividades realizadas pelos alunos.
Texto com resumo do conto lido no site : www.machadodeassi.net

Em 02/09/2008 10:43, mileni maia escreveu:

.hmmessage P { margin:0px; padding:0px } body.hmmessage { FONT-SIZE: 10pt; FONT-FAMILY:Tahoma }
ANÁLISE DO CONTO Situação Inicial: Rita tentava explicar a Camilo sua ida a cartomante. Personagens: Rita, Camilo, Vilela, Cartomante, o Cocheiro e o anônimo. Tempo: Sexta-feira de novembro de 1869. Espaço: Rua da Guarda Velha, a Casa da Cartomante, Rua das Mangueiras, a Casa de Vilela, Antiga rua dos Barbonos. Conflito Gerador: Traição. Clímax: As cartas anônimas. Desfecho: Vilela mata Camilo e Rita. RESUMO

A CARTOMANTE

Este conto narra uma história trágica de um romance que acabou em morte.Camilo e Vilela são amigos de infância que depois de um bom tempo se reencontraram. Vilela volta da Província formada em Magistrado, mais veio abrir banca de advogado, ele se casara com uma linda dama formosa e prendada; Camilo por sua vez não se formara em nada, mais conseguira um emprego público. Rita (esposa de Vilela) apaixona-se por Camilo e começam a ter um romance. Ao passar do tempo, com as varias visitas que Camilo fazia a casa de Vilela para ver Rita, eis que surge um bilhete anônimo que lhe chamava imoral e pérfido, e dizia que sua aventura era sabida por todos. Com isso, Camilo parou de ir à casa de Vilela, foi por esse tempo que Rita, desconfiada e medrosa, correu a cartomante para consulta-la sobre o verdadeiro motivo do desaparecimento de Camilo. A cartomante declarou que ela tinha medo que ele a esquecesse, mais que não era verdade. Rita por sua vez ficou preocupada. No dia seguinte, estando no trabalho, recebeu Camilo um bilhete de Vilela que dizia: “vem já, já a nossa casa, preciso falar-te agora”. Camilo assustou-se, e começou a formular em sua cabeça os motivos desse chamado de Vilela. Ele ficou preocupado que Vilela poderá ter descoberto a traição de Rita com ele, pensou até em ir armado, mais descartou essa idéia. No caminho ele foi à cartomante que lhe disse para que não se preocupasse e que não tivesse medo de nada, Camilo agradeceu e lhe pagou. Quando chegara a casa de Vilela, estava mais tranqüilo,Vilela abriu a porta, Camilo desculpou-se por não poder vir mais cedo, Vilela não lhe respondeu nada, tinha as afeições decompostas, fez-lhe sinal para que entrasse e foram para uma sala interior, quando a Camilo entrou na sala levou um susto, viu Rita morta e ensangüentada no chão, Vilela pegou-o pela gola e com dois tiros o matou.
ALUNA: MILENI GONÇALVES DA MAIA. SÉRIE: 1º ANO 05 MATUTINO


Em 01/09/2008 21:56, caroline brito pacheco escreveu:

.hmmessage P { margin:0px; padding:0px } body.hmmessage { FONT-SIZE: 10pt; FONT-FAMILY:Tahoma }

A cartomante

A cartomante é a historia de Vilela, Camilo e Rita envolvidos em um triângulo amoroso. A historia começa numa Sexta-feira de novembro de 1869 com um dialogo entre Camilo e Rita. Camilo nega-se a acreditar na cartomante e sempre desaconselha Rita que a consultasse.
A cartomante é uma charlatã, destas que falam tudo o que serve para todo mundo, destaca-se por iludir Rita e Camilo.
Rita crê que a cartomante pode resolver todos os seus problemas e angústias. Camilo já desesperado com medo de que todos haveriam descoberto o seu caso com Rita procurou a cartomante para saber o motivo do chamado de Vilela para ir até a sua casa.
Cheio de confiança após consultar a cartomante, Camilo vai até a casa de Vilela. Chegando lá ele encontra Rita morta aos seus pés, Vilela seu amigo de infância, que já estava sabendo da traição da esposa e o esperava de arma no punho, e segurou-lhe pela gola e com dois tiros de revólver o matou.

Colégio Estadual Dom Alano
Aluna:Caroline Brito Pacheco
Série:1°ano Turma:05

24 de setembro de 2008

Reportagem dos alunos e professora do Colégio Dom Alano

http://www.aprendebrasil.com.br/alunoreporter/noticia.asp?idARMateria=520

Acessado em 24/09/08


Mesa Redonda: O uso do laptop na Escola Pública






Nos dias 22 e 23 de setembro, intelectuais, professores e alunos de algumas regiões do Brasil estão reunidos na PUC-SP para o I Seminário WEB Currículo com o objetivo de apresentar e discutir questões relacionadas ao desenvolvimento do currículo escolar com a integração da mídia e tecnologias digitais. O envento é também um espaço para a troca de experiências sobre os recursos que a WEB oferece e como as TIC podem ser utilizadas nas práticas escolares.
Jovens do Ensino Fundamental e Médio dos Estados do Tocantins, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro estão reunidos a fim de criar notícias para a "Agência de notícias para a paz". Esta agência de notícias está proporcionando aos estudantes mais um momento de aprendizado sobre outra importante interface do site aprendebrasil.com.br.

Uma das coordenadoras e organizadoras do I WEB Curriículo PUC-SP e autora de diversos trabalhos relacionados com a utilização das tecnologias na educação Maria Elizabeth Almeida, comentou que quando pensou em uma maneira de introduzir tecnologia no curriculo, logo imaginou sua relação com a educação,. Foi assim que teve a idéia de criar o tema Integração de Tecnologias de Informação e comunicação ao Currículo.


Na mesa-redonda "Uso do laptop na escola pública" tivemos as apresentações de todos os representantes das quatro escolas do país que tveram este projeto implantado como um projeto piloto. Todos os representantes das escolas, mostraram seus pontos negativos e positivos e mostraram resultados de projetos desenvolvidos.

Foram destacados vários pontos sobre criação, operacionalização e implantação do projeto UCA. O Sr. Mauro Moura (SEED/MEC) afirmou que o projeto piloto precisa dar certo, mas deve ser pensado dentro da realidade de cada escola, e que este projeto seria implantado em mais 300 escolas do Brasil para beneficiar mais de 3 mil alunos com laptops no valor de 100 dólares.

O Sr. Pedro F.Andrade (SEED/MEC) falou sobre os quatro pilares de sustentação do projeto UCA que se divide em: infra-estrutura que visa suporte técnico, acompanhamento, ponto de acesso e monitoramento, o segundo pilar é formação que visa formar gestores, profesores e alunos monitores, o terçero pilar é o de avaliação, que visa resultados de impacto, e o quarto e último pilar é o de pesquisa que visa a referência curricular, ferramentas metodológicas e processos.

A Coordenadora Estadual do Projeto UCA no Tocantins Leila Ramos falou sobre as oficinas realizadas com todos os envolvidos no projeto, começando com os alunos monitores, passando pela equipe de gestão da SEDUC e da escola e dos professores. Leila falou da importância de o professor ter conhecimento sobre a utilização dos laptops para conseguir trabalhar em sala de aula, mas também colocou a importância de os professores assumirem as suas dificuldades/medos na utilização das TIC e permitir que os estudantes o ensinem, já que os jovens são "filhos da tecnologia". O fato de os computadores estarem armazenados dentro da sala de aula, também é um fato muito importante no Colégio Dom Alano porque instiga o professor a utilizar esta importante ferramenta.



Autores: Ítalo, Igor, Monique, Letícia e Fátima






23 de setembro de 2008

Reportagem do Aluno Igor Ferreira - Col. Est. Dom Alano

Desafios dentro da sala de aula.

O fato de alguns professores não terem um amplo conhecimento em informática pode levar para a sala de aula certas dificuldades, dificuldades estas que certamente prejudicam o aprendizado tanto do aluno quanto do próprio professor.

Essas dificuldades foram discutidas no I seminário web curriculo PUC-SP, com a palestra da professora universitária Aneridis A. Monteiro, que falou sobre "O professor e as tecnologias: os desafios de ensinar e aprender".

Este assunto nos chamou a atenção porque nos afeta no dia-a-dia em nossas escolas, tanto públicas quanto particulares. Os professores hoje não devem mais aprender ou ensinar somente com livros, o professor hoje tem de saber tanto usar essas tecnologias quanto interagir com o aluno no uso dos computadores. Mas este uso deve ser consciente, planejado com foco na construção da aprendizagem.

Alguns professores ainda têm receio em utilizar os computadores na sala de aula porque ainda não tem um bom dominio sobre a informatica. Com isto, se sentem presos a sua falta de conhecimento, mas este receio está sendo trabalhado,"tem sim que existir o uso dos computadores na sala de aula, e este incentivo depende do professor, se nao houver este incentivo, se não houver este trabalho do professor, essa interatividade do aluno com o professor, nao poderá ter este uso correto do computador na sala de aula." disse Aneridis A. Monteiro.

Veja o vídeo:
http://www.aprendebrasil.com.br/alunoreporter/reportagem.asp?idARMateria=516

Da sucursal Agência de Notícias do I Seminário Web Currículo PUC-SP – São Paulo - SP
Criada por: Igor Ferreira Noleto de Menezes
Atualizada em 23/09/2008

"Agência de Notícias"

Mais notícias do I Seminário Web Currículo - PUC-SP:
Acessado em 23 de setembro de 2008
http://www.aprendebrasil.com.br/alunoreporter/reportagem.asp?idARMateria=517


O Projeto UCA teve início em 2005 com a iniciativa do Governo Federal na adoção de laptops educacionais com o objetivo de elevar a qualidade da educação pública brasileira.




Cinco escolas foram beneficiadas com esse projeto-piloto no Brasil. Estas escolas têm uma grande responsabilidade, pois as demais escolas no Brasil dependem também da execução nas escolas-piloto para serem beneficiadas com o Projeto UCA. Em 2007 o projeto entrou em prática. As escolas receberam os laptops e iniciaram suas atividades. Um novo desafio foi lançado para alunos e professores no início do Projeto. Houve alguns receios quanto ao uso de laptops em sala de aula, mas em pouco tempo, essa nova ferramenta educacional tornou-se uma grande aliada do ensino.




Com o sucesso do Projeto UCA, está sendo realizado o I seminário Web Currículo. “O objetivo é de apresentar e dialogar questões relacionadas ao desenvolvimento do Currículo com a Integração de Mídias e Tecnologias Digitais”. Nesse seminário estão presentes as cinco escolas contempladas com o Projeto, onde os alunos e professores trabalham relatando as experiências que tiveram no decorrer do ano, e principalmente discutindo novas formas de educação com a utilização das tecnologias. Hoje, alunos e professores estão envolvidos na cobertura do evento.


“Essa experiência com os alunos no seminário está sendo impar para a vida”, disse Inês Gamba - Positivo Informática



O I Web Currículo que está acontecendo em parceria entre PUC-SP e Intel, Microsoft, Positivo Informatica, IG escola e Sony, está sendo uma experiência única para alunos e professores. Todo esse aprendizado deve ser repassado como motivação para novas escolas e novos alunos que também podem ser beneficiadas com o projeto futuramente.


Redatores: Ítalo Guilherme e Monique Ellen

"Agência de Notícias - I Seminário Web Currículo" PUC-SP

Matéria da Agência de Notícias do dia 22 de setembro de 2008.






Quatro estudantes, monitores do projeto UCA: Letícia Silva, Ítalo Acácio, Igor Menezes e Monique Ellen e a professora de inglês Fátima M Bagatini do Colégio Estadual Dom Alano foram selecionados para participar do I WEB Currículo da PUC-SP. O grupo viajou acompanhado da Coordenadora Estadual do Projeto no TO Leila Ramos e da Diretora de Gestão Educacional da SEDUC Joana D' Arc.

O estusiasmo do grupo começou ainda no aeroporto de Palmas quando encontrou o grupo TITÃS que estava retornando para casa depois de um show em Palmas, conforme mostra a foto abaixo.



Ontem, domingo, depois de um almoço maravilhoso o grupo seguiu para o Shopping Ibirapuera, mas parou para uma foto na Av. Paulista.


Hoje, todos estão envolvidos com o Seminário. Alunos e professores estão fazendo a cobertura do evento sendo repórteres e editores que por sinal está FANTÁSTICO!!

Acesso em 23 de setembro de 2008
www.agenciadenoticiasxo.com.br


22 de setembro de 2008

Os alunos monitores Igor, Ítalo, Letícia e Monique do Colégio Estadual Dom Alano agora são repórteres e editores na Oficina "Agência de Notícias" no I Seminário Web Currículo - PUC-SP, juntamente com alunos do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e professores. Registramos, dentre outros, a presença da professora Léa Fagundes (RS), Leila Ramos (TO) e Inês Gamba (Grupo Positivo - PR)
Para maiores informações acesse o site:
http://www.agenciadenoticiasxo.com.br




I Seminário Web Currículo PUC-SP

Acontece nos dias 22 e 23 de setembro de 2008 o "I Seminário Web Currículo - Integração de Tecnologias de Informação e Comunicação ao Currículo", realizado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP.
"O objetivo é apresentar e dialogar sobre questões relacionadas ao desenvolvimento do currículo com a integração de mídias e tecnologias digitais, a utilização de recursos disponíveis na web (wiki, blog, sites participativos etc.) e de trazer para o debate, elementos, as potencialidades e limites das novas formas de ensinar, aprender e produzir conhecimento. O evento buscará também identificar as abordagens pedagógicas mais utilizadas em práticas escolares desenvolvidas com o uso de tecnologias". (Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo - PUC-SP)
http://www.pucsp.br/webcurriculo/index.html

O Colégio Dom Alano Marie Du Noday é um dos destaques do evento por ser um dos cinco Experimentos do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) do País e por apresentar inovações em sala de aula com a utilização dos recursos do laptop Classmate PC.
Quatro alunos monitores do Projeto UCA no Colégio Dom Alano participam de Oficina no Seminário. São eles:
Igor Ferreira Noleto de Menezes - 1ª série 04 (Ensino Médio)
Ítalo Guilherme Reis Acácio - 3ª série 08 (Ensino Médio)
Letícia Rodrigues Silva - 2ª série 07 (Ensino Médio)
Monique Ellen Cezar - 9º ano 18 (Ensino Fundamental)

Também participa do Seminário a professora Fátima Maria Bagatini com seu Projeto "A Língua Inglesa para Além dos Muros da Escola: Invadindo o Mundo Digital", que foi anteriormente aprovado e selecionado para apresentação em mesa redonda.
A Coordenadora Estadual do Projeto UCA – NTE-Palmas, Leila Ramos, e Diretora de Gestão Pedagógica - SEDUC, Joana D’arc Alves Santos acompanham os alunos e professora do Colégio.

15 de setembro de 2008

Uso responsável da internet





Apresentação
"A campanha pelo Uso Responsável da Internet é uma iniciativa da GVT em parceria com o Comitê para a Democratização da Informática – CDI e a Fundação Xuxa Meneghel que faz parte do projeto Educando GVT. A mobilização em torno da causa leva em conta que equipamentos de informática e a Internet são ferramentas que, isoladas, são incapazes de promover o aprendizado, o desenvolvimento intelectual, a integração social saudável e a ampliação de horizontes para o exercício da cidadania. Antes de tudo é preciso conscientizar e preparar crianças, jovens e adultos a adotar alguns cuidados e muito bom senso para tirar o melhor proveito dessas tecnologias". Veja o site:
http://hosting.pop.com.br/educando/parcerias.php

9 de setembro de 2008

Projeto: Produzindo o Saber

Projeto: Produzindo o Saber

Professora Maria Edilene S. de Oliveira

A sociedade passa por muitas mudanças e a escola precisa acompanhar o ritmo da evolução para atender melhor os alunos. Há uma década, não acreditaríamos na possibilidade de uma escola pública dispor de laptops para atender a todos os alunos e, a nossa escola dispõe. Aproveitando esse momento ímpar, passamos desde então, a utilizar essa tecnologia para nos auxiliar na aprendizagem. O nosso grande desafio era descobrir o que poderíamos fazer com esse recurso e também definir o nosso papel de educador nesse processo. Estamos tornando os alunos nossos aliados nessas descobertas. A cada projeto didático proposto, verificamos que o laptop pode ser um grande recurso na busca da aprendizagem e descobrimos aos poucos mudanças na postura dos alunos, no ambiente de aprender e na interação com as turmas e com a máquina. Sabemos que o domínio dessa tecnologia dispõe de tempo e exige do professor uma preparação e atualização, que no princípio pode assustar, mas não há como negar que essa novidade amplia o horizonte dos educadores e com inúmeras possibilidades pedagógicas.

O projeto tem como objetivos:

  • Utilizar os laptops Classmate PC para a pesquisa e produção do material expositivo dos alunos (slides, vídeos, etc.);
  • Promover interação entre os alunos nos grupos de trabalho;
  • Conhecer as características e modo de vida dos animais e dos vegetais;
  • Promover a autonomia e autoria;
  • Despertar o espírito criativo na produção de materiais audiovisuais.

Trabalharam no projeto os alunos da 2ª série do Ensino Médio e o tempo estimado para sua realização é de 12 aulas.

Abaixo estão algumas produções dos alunos durante o desenvolvimento do projeto:








10 de junho de 2008

Venha participar do Arraiá Du Noday!
Muita Festança!
Muita Dança!
Muita Comida!

Local: Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday

Data: 13 de junho de 2008.

Horário: 19:00 horas

Este convite foi criado com os desenhos dos alunos do 4º ano, da Professora Evanilde Araújo, feitos com o aplicativo KolourPaint no Classmate PC.
"Projeto UCA em ação"


26 de maio de 2008

Quando autores se encontram...

Em outubro de 2007 a escola desenvolveu o projeto “Minha Aventura com o Classmate” onde os alunos do Ensino Fundamental produziram um livro em parceria com o Cartunista e Escritor Ziraldo, proposto pelo Portal Aprende Brasil. O Grupo Positivo, parceiro do Projeto UCA, editou os 250 livros feitos pelos alunos e enviou para Palmas. Veja mais detalhes neste blog - 2007.

Chegou então o grande dia!!!!! O cartunista Ziraldo veio a Palmas no dia 10 de maio. O evento aconteceu no Espaço Jovem do 4º Salão do Livro do Tocantins. Ziraldo palestrou para as crianças e autografou os livrinhos dos alunos. A escola também o homenageou com o coral e a fala da aluna Paloma (5º ano) sobre a importância do trabalho realizado por eles a favor da escrita e da leitura. Foi uma total euforia!







Formação Continuada dos Professores

Na semana de 22 a 25 de abril de 2008 os professores do Colégio Dom Alano estiveram em Formação Continuada. Nos dias 22, 23 e 24 uma equipe de professores da UNB (Universidade de Brasília) composta pelas professoras Margarida Ferreira, Lilian Branco, Denise Mesquita e Ivany Ehrardt trabalharam com os professores da escola “Como utilizar a tecnologia em sala de aula?” Observando:
➢ postura do professor (do planejamento à execussão da proposta de trabalho);
➢ Tecnologia – atuação e interferências;
➢ Postura do aluno;
➢ Formação e possibilidades;
➢ Postura e papel da equipe gestora.

No dia 25 de abril aconteceu uma oficina ministrada pelo coordenador Demerval de Almeida sobre as ferramentas da internet para utilização pedagógica de vídeos, clipes, e outros.








Eleição dos alunos monitores na turma do 5º ano da professora Eunice

No dia 2 de abril realizou-se a eleição dos alunos monitores para o ano de 2008. A maturidade dos alunos na eleição foi destaque. Foi dada a oportunidade de reeleição para os monitores do ano de 2007, pois eles atuaram apenas 3 meses. 98% destes alunos candidataram-se à reeleição demonstrando a satisfação em exercer função no ano anterior. A maioria (80%) dos alunos monitores de 2007 foi reeleita, apenas os que não tinham atuado bem em suas atribuições não o foram.

O interessante é que na turma do 4º ano (EF) candidataram-se 29 alunos. No início, eles começaram votando em si mesmos e depois, quando viram que um voto para cada um não resolveria e que despontaram duas candidatas, eles começaram a votar em uma das duas e fazer torcida. Foi muito bom! Aconteceu o mesmo na turma 6º 15, porém o número de candidatos foi de 10 alunos.

5 de maio de 2008

O projeto "A LÍNGUA INGLESA PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA: INVADINDO O MUNDO DIGITAL" tem por objetivo estimular a pesquisa, a produção e o desenvolvimento da criatividade dos alunos. O foco na pesquisa se justifica, pois assim, os estudantes têm contato com duas habilidades referentes à aprendizagem: a leitura e a compreensão critica acerca de assuntos relevantes à sua formação enquanto sujeito pensante e atuante na sociedade em que vive.
O presente projeto terá como foco as Tecnologias de Informação e Conhecimento pois entende-se que o uso dessa nova linguagem como ferramenta de aprendizagem é um caminho sem volta e que, como professores temos que permitir que nossos alunos tenham acesso às produções de nosso tempo uma vez que os mesmos estão inseridos (querendo ou não os críticos à tecnologia educacional) em um mundo totalmente globalizado, portanto, com pensamento interligado em rede, onde não há espaço para que fiquemos “ilhados” cada um em seu “pequeno universo”.

A criação do blog, realizada na primeira quinzena de março, é de suma importância tendo em vista que todas as informações relativas ao andamento das atividades desenvolvidas serão ali postadas. Este também será um espaço para que os estudantes participem das atividades de outros grupos enviando e recebendo comentários, críticas e sugestões.

Para facilitar a comunicação entre o orientador do projeto e os orientandos as atividades, informações e solicitações ocorrerão por meio da mensagens enviadas semanalmente, ou sempre que houver necessidade, via e-mail. Este também será o meio utilizado para a correção da escrita do parágrafo que os orientandos enviarão ao orientador semanalmente e que, após corrigidos, serão postados no blog.
A última etapa dos trabalhos será a criação de uma home page no Portal Aprende Brasil para a divulgação do projeto.


Acesse o blog das turmas da 1ª série do Ensino Médio da professora Fátima Bagatini

http://1anodomalanoenglish.blogspot.com






Jornal Positivo

Com o objetivo de aproximar os alunos do modelo da língua-padrão, utilizada na mídia “Jornal impresso”, que se aproxima da realidade da sala de aula e também serve de modelo tanto para o leitor quanto para o escritor, as professoras de português, Fabiana e Marília, propuseram aos alunos do Ensino Médio e Fundamental a elaboração do Projeto “Jornal” do Portal Aprende Brasil. Este trabalho permite ao aluno perceber os diversos recursos lingüísticos usados nos mais variados textos de um jornal (notícia, editorial, artigo, etc) e ainda, desenvolver a pesquisa, a imaginação, a capacidade de expressão e de argumentação nos jovens escritores. Esse Jornal pode ser virtual, ficando à disposição na web ou impresso e distribuído.

Abaixo estão alguns links dos jornais produzidos pelos alunos.

http://www.aprendebrasil.com.br/oficina_livro/oficinaJornal_AB2/visualizar.asp?jornal=14653
http://www.aprendebrasil.com.br/oficina_livro/oficinaJornal_AB2/visualizar.asp?jornal=14623
http://www.aprendebrasil.com.br/oficina_livro/oficinaJornal_AB2/visualizar.asp?jornal=14624
http://www.aprendebrasil.com.br/oficina_livro/oficinaJornal_AB2/visualizar.asp?jornal=14638

27 de março de 2008

As Parcerias são Bem Vindas

Nos dias 7 e 8 de março de 2008, estiveram presentes no Colégio Dom Alano Marie Du Noday uma equipe de 11 professores da Universidade de Brasília (UNB), de diversas áreas do conhecimento, e representante do Grupo Positivo, Silvia Lange, para uma capacitação do Projeto UCA, com a equipe de docentes e suporte pedagógico da escola. Também marcou presença, a Secretária Estadual da Educação e Cultura, Professora Maria Auxiliadora Seabra Resende.
A metodologia de trabalho adotada por eles foi bastante interessante e produtiva. Apresentaram dentre outros temas: a história da tecnologia na educação; o início da implantação do Projeto UCA e seu desenvolvimento, as escolas contempladas e formas de avaliação do projeto nas mesmas; a estrutura técnica e pedagógica do projeto; as diferentes características dos modelos de laptops experimentados; práticas pedagógicas em sala de aula com a utilização dos aplicativos do OpenOffice.
Os temas abordados auxiliaram os professores veteranos no esclarecimento de dúvidas e nas inovações pedagógicas e situaram os professores novatos no contexto do projeto.



Professora Denise (UNB) trabalhando com os professores do Colégio Dom Alano

Apresentação do Coral do Colégio Dom Alano homenageando os professores da UNB, parceiros do Projeto UCA na escola


Professores atentos às novas possibilidades didáticas


Professora Maria Auxiliadora Seabra Resende, Secretária Estadual da Educação e Cultura, Professores da UNB, Coordenadora Estadual do Projeto UCA e Equipe Gestora do Colégio Dom Alano,
presentes na capacitação




24 de março de 2008

Parcerias que dão certo

Aconteceu no Colégio Dom Alano, no mês de março, o trabalho com oficinas para os alunos do Ensino Médio com o tema: Vamos Falar de Ética, ministradas por professores do Instituto Evaldo Lodi – IEL, sob a supervisão da Gestora de Projetos da Junior Achievement, Josy Rocha. O programa foi “Um dia dentro da Cidade da Ética” e foram desenvolvidas atividades com jogos, debates e produções de texto, vídeo e desenho.

Acesse o vídeo produzido pela aluna Ádria Aline Castro da Silva

24 de janeiro de 2008

Boas vindas aos alunos



No dia 23 de janeiro de 2008, o Colégio Dom Alano deu Boas Vindas aos alunos (nos três turnos) com uma mensagem do Pastor Renato da Igreja Batista Presbiteriana. A Diretora Lívia apresentou aos alunos o corpo docente e repassou as normas internas do Colégio. Em uma retrospectiva/2007, a Coordenadora do Projeto UCA , Lílian de Paula apresentou um vídeo das atividades de sucesso realizadas.

Iniciando as Atividades Pedagógicas - 2008

O início do ano de 2008 foi bastante movimentado e produtivo no Colégio Dom Alano. No período de 14 a 22 professores e equipe gestora se reuniram em capacitações e planejamentos. Foram realizadas oficinas no Portal Aprende Brasil pelo Professor Miguel Gaspar Neto, do Grupo Positivo, e oficinas de utilização do Metasys Datacenter e Classcontrol pelos Técnicos Douglas, da Intel, e Gilberto, do NTE-Palmas. O Coordenador Demerval também ministrou oficina do OpenOffice Impress para aprimoramento do trabalho dos professores em sala de aula.
A Gestora Lívia Júnia repassou para toda a equipe as mudanças ocorridas na estrutura curricular e modulação, assim como traçou novos rumos em um ambiente colaborativo onde todos tiveram oportunidade de expor suas idéias e anseios.
O Colégio Dom Alano também recebeu, na referida semana, os Gestores e Coordenadores das novas escolas contempladas com o Projeto UCA para que pudessem conhecer a estrutura de funcionamento do projeto na escola.