Metodologia Para Produção de Texto
(Fabiana Cirqueira – Professora)
Justificativa
Diante do momento que estamos vivenciando na Escola Dom Alano com Implantação do Projeto UCA, sentimos a necessidade de saber das experiências, sensações e informações dos alunos sobre a Inclusão Digital, portanto propomos essa temática.
Objetivo da Aula:
Construir um texto dissertativo-argumentativo a partir de um tema proposto e leitura prévia.
Competências e Habilidades :
Escrever um texto dissertativo-argumentativo coerente e coeso.
Produzir o texto sem fugir ao tema.
Usar argumentos claros e conviventes no desenvolvimento da temática.
Ao final desta atividade que passou por um processo de seleção, foi escolhida a dissertação do aluno do 3º Ano do Ensino Médio Básico do turno Noturno, Dannyell Duarte dos Santos, a qual está transcrita abaixo:

*Foto: Professora Fabiana (E) e aluno Dannyell Duarte (D).
Dissertação – Educação
Inclusão Digital na Escola
Educação & Tecnologia
Os avanços do meio tecnológico se infiltram facilmente em diversas áreas sociais, e entre uma delas está a educacional. A tecnologia na prática torna-se comum e essencial a tudo e a todos, independentemente de idade, raça, intelectualidade, localidade ou casualidade.
A educação como inclusiva tecnologicamente, passa por grandes desafios e avanços, o que tem deixado apenas na lembrança da população o fato de que, os livros e a escrita eram fatores primordiais nas escolas como fonte de pesquisas e captação de informações, bem como a resolução de exercícios e trabalhos educativos.
Hoje, com o uso de aplicativos “Flash” e linguagem “Java” entre outras infinidades, os alunos aprendem através de games e animes criados por profissionais da área, os quais são disponibilizados às escolas que possuem laboratórios de informática com acesso a alunos. As fórmulas matemáticas, regras de gramática, estudos geográficos, descobertas e fatos históricos, atualidades e até mesmo comportamentos adequados são compactados em micro-computadores que através de uma rede lançam os “softwares” para diversos outros PC’s (Computadores) ou “laptops”.
O ensinar e o aprender, com todos estes benefícios tornaram-se fáceis, simultaneamente divertido e moderno. Há um interesse muito grande em nível mundial pela tecnologia e sua inclusão,sendo assim de extrema importância e utilidade na educação.
A educação pode e tem muito a melhorar com a tecnologia, basta controlá-la e dosá-la valorizando a relação aluno-professor e vice-versa. O COMPUTADOR foi criado com uma funcionalidade e inteligência extrema, mas nem com isso substitui O PROFESSOR, e sim o auxilia!
Por: Dannyell Duarte dos Santos, 17.
Aluno da 3ª série do Ensino Médio
Profª. de Língua Portuguesa: Fabiana Cirqueira