
3 de outubro de 2013
4 de junho de 2013
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL -2013
A equipe da Orientação Educacional do ano 2013 do Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday de Palmas - TO.
MONITORES EM AÇÃO -2013
29 de maio de 2013
CONGRESSO PENSAR -2013
A equipe do Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday
participou do Congresso Pensar - 2013.
EDUCAÇÃO BÁSICA COMO ALICERCE PARA CIDADANIA
Escrito por Juliana Matos - Jornal do Tocantins.
Especialista Gaudêncio Frigotto, conferencista na abertura do 6º congresso pensar, reforça papel mediador do professor entre conhecimento e realidade social do aluno
Qual é a base oferecida pela educação atual brasileira para o cidadão do futuro? Como o jovem poderá exercer sua cidadania sem receber uma educação básica adequada? Com esses e outros questionamentos, Gaudêncio Frigotto, professor doutor em Educação e autor de dezenas de obras renomadas na área, chamou a atenção dos participantes do 6º Congresso Pensar, iniciado ontem, no Centro de Atividades do Sesc, em Palmas.

Frigotto ratificou a missão do professor de exercer o papel de mediador entre a educação e o histórico social do aluno. O especialista criticou a falta de autonomia de professores e escolas que são obrigados a seguir livros didáticos descontextualizados para a localidade da sua escola. "É um equívoco pegar uma única apostila e aplicar para todo mundo, a não ser que ela seja um guia. Você encontra apostilas que dizem quitanda, mas no Rio Grande do Sul, por exemplo, não se fala quitanda. Aí o professor não é mais sujeito, é objeto. Claro que dá pra aproveitar a apostila. Vocês são autores de conhecimento, vocês estão em sala de aula para promover conhecimento", argumentou.
Educadores
"Ele conseguiu explicar bem que a educação hoje precisa ser fundamentada. A educação deve valorizar as práticas sociais e a autonomia do aluno, como ensinar. Professores devem repensar bem essa falta de planejamento", disse Socorro Duarte, professora do ensino médio, em Colmeia, a 206 km de Palmas, após a conferência de Frigotto. "O congresso é importante para fazermos reflexões dessa natureza. Pensar nessa linha é realmente um somatório", disse Elcimar Pessoa, coordenador pedagógico, em Araguaína, Norte do Estado, um das centenas de professores que participaram do primeiro dia do Congresso Pensar.
O alcance social da educação
Oferecer uma educação básica que forme a criança no cidadão ativo do futuro. O pesquisador e professor Gaudêncio Frigotto explorou o assunto, ontem, na conferência de abertura do 6º Congresso Pensar, que segue até sábado, com conferências, mesas-redondas e minicursos sobre temas variados da educação. Quem esteve presente na conferência de Frigotto sobre O alcance social da educação ouviu conselhos de um professor experiente que acredita que organizar o espaço pedagógico, o conteúdo, método e a forma de ensinar exige esforço do professor, mas recompensa a geração do futuro com o exercício pleno da cidadania
A construção da grade científica do Congresso Pensar é feita desde o início do ano. Em cada edição é realizada uma pesquisa com os participantes que mede o grau de satisfação das conferências, minicursos, organização, tema e palestrantes escolhidos. O levantamento dá ainda oportunidade para o congressista expor sua opinião sobre o próximo tema e indicar palestrantes que gostariam de assistir. Depois de contabilizadas as fichas de avaliação, várias reuniões são realizadas com a Comissão Científica para definir o tema e os palestrantes da próxima edição.
A Comissão Científica do Congresso Pensar é feita desde o início do ano. formada por representantes da Secretaria Estadual de Educação(SEDUC), Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Serviço Social do Comércio-SESC/Tocantins, Centro Universitário Luterano de Palmas CEULP/ULBRA, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade da Maturidade (UMA), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (UNDIME/TO), Tribunal de Justiça, NATURATINS e Jornal do Tocantins.

8 de maio de 2013
AULA DE FILOSOFIA
A professora Evanilde A. Borges Araújo, realizou atividades utilizando os laptops em sala de aula com os alunos do ensino médio. Os alunos pesquisaram os seguintes temas:
* Sujeito e objeto do conhecimento;
* A sociedade;
* Trabalho e alienação.
Segundo os alunos os trabalhos realizados através da pesquisa na inernet enriqueceu seus conhecimentos.
7 de maio de 2013
RELATÓRIO DO USO DOS CLASSMATE EM CASA - ALUNOS
Estes são alguns dos relatórios que os alunos fizeram sobre o uso dos classmate em casa. Na semana de 26/04 a 07/05/2013, os alunos usaram os laptop em suas residências, este periodo tinha como objetivo conhecer as ferramentas disponíveis no computador, acessar a internet e conhecer suas variedades de páginas. O objetivo foi alcançado e com novas pespectivas pela frente.
Relatório de Aluno |
Relatório de Aluno |
Relatório de Aluno |
Autorização assinada pelos pais. |
Armário com laptops. |
Autirização assinada pelos pais - 3º Ano |
Lista de chamada das turmas |
Chama de uma turma. |
Coordenadora - UCA -Maurina F. de Sousa |
Fichas de relatórios |
Alunos com leptops |
Aluna Feliz |
HANDEBOL
Renato Ferreira Fidelis é voluntário no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, iniciou seus trabalhos neste ano formando turmas masculina e femenina para treinar handebol na escola. Ele também faz parte do grupo que desenvolve trabalhos no Mais Educação da U.E.
3 de maio de 2013
AULAS DE GEOGRAFIA
Professor - Douglas Souza dos Santos, trabalha com a área de geografia no ensino fundamental e médio, utilizando os recursos tecnológicos da unidade escolar durante as suas aulas.
RÁDIO NA ESCOLA
A rádio da escola está fazendo sucesso, principalmente durante os intervalos do recreio no turno diurno. Conta com ajuda de voluntários que contribuem com as ações da escola.
Abaixo podemos ver a servidora Euda D'arc dos Santos Lima: responsável pelo Programa Mais Educação e das atividades desenvolvidas na rádio.
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO - UCA
2 de maio de 2013
Colégio Dom Alano Marie Du Noday - Atividades Diárias
Assinar:
Postagens (Atom)