Páginas

18 de maio de 2010

Fazendo a História _ Análise e Construção de Questões.

A professora Altina buscou inovação em suas aulas do Ensino Médio trabalhando com os seguintes assuntos:

1ªsérie-Povos Hebreus,Fenícios e Persas;
2ªsérie- Impacto da conquista;
3ªsérie- A república e as revoltas brasileiras.

A partir daí, os alunos assistiram filmes relacionados ao tema estudado e a professora sugeriu a elaboração de questões no formato do ENEM sendo que as mesmas serão utilizadas nos momentos avaliativos.

A seguir algumas questões elaboradas pelos alunos:

* A civilização Inca desenvolveu-se nas regiões que hoje correspondem as partes do Peru, Equador, Bolívia e norte do Chile, alcançando seu período de maior esplendor por volta do século XIV. Para governar, o imperador contava com os chefes militares, governadores de províncias,sacerdotes e muitos funcionários. Como se baseava a economia dos Incas?
(a) Cultivo de batata e arroz;
X(b) Cultivo de milho, batata e tabaco;
(c) Cultivo de milho e feijão;
(d) Cultivo de batata doce e feijão.

* Antes da chegada dos europeus, havia no continente americano mais de 3 mil nações indígenas. Apesar de Colombo ter chamado de índios os habitantes da América na época da conquista, por trás desse nome genérico encontraram-se sociedades e culturas muito diferentes. Quais das nações abaixo pertencem ao atual Brasil?
(a) Maias, Astecas e Incas;
X(b) Aruaques, jês e tupis-guaranis;
(c) Caraíbas, Patagônicos e Araucanos;
(d) Iroqueses e Sioux

*Em protesto contra o autoritarismo do governo, os trabalhadores da Estrada de Ferro Central do Brasil entravam em greve e enquanto isso, menbros da marinha ameaçava bombardear o Rio de Janeiro. Esse episódio ficou conhecido como?
(a) 1ª Revolta da República;
(b) 1ª Revolta da Chibata;
X(c) 1ª revolta Armada;
(d) 1ª Guerra Mundial.

Nenhum comentário: