Professor e coordenador,
Após os estudos e leituras do Caderno 3: O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e a formação humana integral, agora registre as conclusões nos comentários no blog.
Após os estudos e leituras do Caderno 3: O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e a formação humana integral, agora registre as conclusões nos comentários no blog.
Refletindo sobre o currículo da escola, comente sobre o currículo vivido pelos alunos; sobre o sentido do conhecimento escolar, das experiências vividas mediadas por esse conhecimento e sobre a necessidade de outros conhecimentos e abordagens; conduza de modo a fazer emergir propostas, sugestões de outros encaminhamentos para o currículo, para as disciplinas e para outros arranjos curriculares, considerando as dimensões do trabalho, da ciência, da culturae da tecnologia.
3 comentários:
Caros docentes e coordenadores
Vamos utilizar o blog para realizar atividade do caderno III.
Acredito que os projetos são a melhor forma de aproximar os saberes da vida real dos alunos com o currículo escolar, conforme já vivenciamos no Projeto Dom Alano na Copa, onde mais que informação os alunos produziram.fato comprovado pelos depoimentos no Conselho de Classe.
Um abraço
Caros colegas,
Há pouco tempo atrás tratar de currículo na escola nos remetia a uma ideia de estruturação de conteúdos e a relação tempo/espaço em que se aplicava na sala de aula. Porém quando passamos a ver o currículo como princípio educativo para além dos conteúdos ministrados percebemos a necessidade de refletir sobre os saberes essenciais à formação do indivíduo e os sujeitos envolvidos, educadores e educandos, com suas respectivas funções no processo de ensino e aprendizagem.
Esta mudança de paradigma nos fez conceber o currículo como um processo e não somente como um referencial de conteúdos engessados e completamente descontextualizado.
Diante dessa mudança, é notável o avanço no sentido de concretizar um currículo que faça da escola um ambiente de aprendizagem e desenvolvimento humano. A prática desse modo se torna algo vivo e construtora de uma identidade própria da escola.
A Equipe Docente no Colégio Dom Alano tem buscado romper as barreiras, contornar os obstáculos e desenvolver um currículo promotor do conhecimento em nosso alunos, dando espaço para que eles possam participar do processo de ensino e aprendizagem de forma eficiente, o que percebemos ser de grande valor para todos os envolvidos.
Bons estudos a todos vocês!
Além de conteúdos engessados os projetos são instrumentos norteadores para politização de acordo com a temáticas.
Pensar o currículo é pensar os sujeitos e pensar que pedagogias serão direcionadas aos mesmos. Acredito também que há um currículo fora da escola. Há uma prática cultural que gera significados, formas de subjetivação e formas de entender o mundo e de compreender-se nele que têm a ver com as experiências vividas na cidade, na rua, nos bairros, no campo...
Concordo plenamente com Arroyo quando coloca que,
“Discutir o currículo integral é colocar em questão quais as interrogações serão colocadas aos sujeitos do processo educacional. E essas interrogações serão as bases das respostas que se almeja alcançarem. Dessa forma, não há como pensar em justiça social num currículo que a todo o momento quer reproduzir um conhecimento que fortalece uma estrutura de sociedade injusta.”
O currículo deve nascer de uma viva experiência social e não somente a partir de elucubrações mentais. Além disso, ele deve trazer à tona em sua construção, mecanismos que permitam aos oprimidos e injustiçados a oportunidade de enxergar sua condição e a possibilidade de transcendê-la. Não queremos apenas mais do mesmo!
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