COLÉGIO
ESTADUAL DOM ALANO MARIE DU NODAY
Projeto: COPA do nosso MUNDO
3º Ano
Identificação:
Professora: Luísa Cardoso
Apoio: Fabricia Neli- CPP/LABIM
Turma: 3º Ano/ Ensino Fundamental
Turno: vespertino
Quantidade de
alunos: 28 alunos
Período: Março/ Agosto de 2014
Apresentação:
O projeto COPA do nosso MUNDO é um
projeto de aprendizagem interdisciplinar que tem como temática a Copa do Mundo
de Futebol, criando situações de ensino e aprendizagem, criando uma Copa de
atividades escolares, aproveitando o momento de mobilização e motivação
vivenciado pela sociedade.
As características e regras
do torneio serão pedagogicamente adaptadas, sendo instrumentos para a
construção de conhecimento e valorização das ações e comportamentos
construtivos. Os conteúdos das áreas de conhecimento são propostos de forma
desafiadora e criativa, estimulando a relação entre a vida e a escola.
Objetivo
Geral :
Desenvolver as habilidade e competências, aplicando os
conteúdos previstos no Plano de Ensino de forma criativa, lúdica e construtiva
aproveitando a temática Copa do Mundo.
Objetivos
específicos:
- Incentivar a produção de conhecimento;
-Estimular o trabalho em grupo e a participação ativa dos
alunos;
-Incorporar
valores individuais e sociais pela pratica de competição saudável;
- Propiciar a integração dos alunos;
- Identificar e estimular a liderança positiva ( capitão
da seleção)
- Promover diversas
oportunidades de aprendizagem em espaços diferenciados e atividades
lúdicas;
- Criar sistema disciplinar pela comparação com as regras
do futebol ( Cartões);
-Identificar aplicação dos conteúdos escolares na vida
cotidiana, no caso na copa do Mundo de Futebol.
- Valorizar as iniciativas e ações dos alunos, pela
pontuação ( GOL) e pela premiação;
Metodologia:
A Copa do nosso Mundo, terá
formato baseado na copa do mundo de futebol, tendo nas atividades pedagógicas
as “partidas”, na avaliação das ações o “Gol”, no trabalho em grupo as
“seleções”, nos espaços escolares os “estádios”. As ações serão propostas e
registradas em tabela (quadro de registro) que será o “placar”.
A formação das seleções será
por afinidade, sendo orientado sobre a igualdade entre os grupos, já a escolha
do nome dos pais representado será por sorteio, os países será escolhidos entre
os países já campeões da Copa do Mundo. O capitão do time será eleito pelos
jogadores, sendo alterado mensalmente, assim vários alunos tem a oportunidade de liderar a equipe.
O projeto será
interdisciplinar sendo desenvolvido uma vez por semana no horário de aula, são
previstas as atividades, conforma abaixo:
Disciplina
|
Conteúdo
|
Atividades
|
mês
|
Língua Portuguesa
|
Leitura e Interpretação de texto,
|
Leitura de texto: Futebol XXXX- leitura na sala
Origem do futebol ( Pesquisa internet-labim)
História das seleções- (Pesquisa internet-labim-
registro em cartazes)
|
março
|
Ordem alfabética
|
Capatazes com os jogadores dos times
|
março
|
|
Tipo de textos: Entrevistas
|
Questionário sobre a Copa com a família, apresentar na
sala
|
maio
|
|
Interpretação de texto: Musica
-Ritmo e rimas
|
Ouvir e ler musica: “ora Bolas” –Palavra contada Interpretar
e ilustrando
|
março
|
|
Uso do Dicionário
|
Montar dicionário com as palavras novas e seu
significado
( Biblioteca)
|
Abril/maio/junho
|
|
Pontuação
|
Identificar nos textos, musicas e poemas a pontuação
(Painel: Quando usar)
|
Março/abril
|
|
Comunicação ( texto noticia)
|
Criar uma noticia sobre o projeto e as ações e divulgar
na rádio escolar e no Blog da escola;
|
junho
|
|
Matemática
|
Tabelas e gráficos
|
Placar de pontos;
Tabela: quem vai ganhar?? ( dados da entrevista)
|
junho
|
Operações
|
Uma vez por semana os pontos “gols” serão contados;
Soma dos pontos e subtração (seleção que tem jogar com
cartão vermelho, perde ponto)
|
Todos os meses
|
|
Estimativa
|
Dedução dos melhores colocados, que melhorou nas
atividades, mais probabilidade de ganhar
|
||
Resolução de Problemas
|
Problemas matemáticos com a temática ( separação dos
times, quantas vezes vai estar em cada espaço escolar “estádio” ( quadra,
biblioteca, pátio, Labim)
|
maio
|
|
Maior e menor
|
Perfil dos jogadores ( peso altura, pontuação)
|
maio
|
|
Ordem numérica
|
Identificar a colocação no placar e registrar no
caderno;
|
Todos os meses
|
|
Ciências
|
Corpo Humano
|
Elaboração de Jogador do corpo ( painel com o corpo
humano representando um jogador ( jogar montando o corpo com as partes
destacáveis)
|
Agosto
|
Alimentação
|
Dieta de atleta ( pesquisa e registro no caderno)
Palestra da equipe do PSF
|
agosto
|
|
Drogas
|
Exames Antidoping, conceitos
basicos
|
junho
|
|
Vitaminas
|
Pesquisa: Para que servem e onde encontramos.
(Pesquisa na biblioteca)
|
agosto
|
|
História\Geografia
|
Cidades e suas características
|
Pesquisa na internet sobre as cidades onde serão
realizados os jogos, relacionar a um espaço da escola. EX. Labim= Estádio
maracanã- RJ
Elaborar placas indicativas nos espaços com dados.
|
abril
|
Pontos cardeais
|
Mapa dos estádios ( escola)
|
abril
|
|
Ensino Religioso
|
Valores e atitudes
|
Conceito de Fair
Play, ( pesquisa na internet e registro no caderno)
|
março
|
Respeito, união
e colaboração
|
Técnica de convivência ( aplicadas durante os jogos)
|
abril
|
|
Artes
|
Desenhos, cores e colagens
|
Desenhos da Musica, confecção da Taça de material
reciclado
|
junho
|
Releitura de Obra
|
A partir da obras já conhecidas sobre futebol cada
grupo (seleção) elabora nova obra,
Exposição no pátio da escola;
|
março
|
|
Educação Física
|
Regras e disciplina
|
Regras e normas disciplinares (regra do jogo, uso dos
cartões )
|
Todos os meses
|
Competição
|
Aplicar condições de competir de forma construtiva
|
Todos os meses
|
|
Jogos recreativos e de lazer
|
Queimada, futebol de sapato, estoura balão, corrida do
saco, etc.
|
Todos os meses
|
Recursos:
Pinceis
Cartolina,
Tinta guache
Papel chamex
Barbante
Balões
Fita adesiva
Papel filipshart
Cola branca
Réguas
Balões
Papel laminado
Garrafas pet
Tesouras sem ponta
Tesoura Grande
Papel Crepon
Massinha de Modelar
EVA- colorido
Bola de borracha ( pequena)
Saco de estopa;
Pistola e bastões de Cola quente
Papel cartão
Ap. de som
Dicionários
Medalhas
Avaliação:
As ações serão avaliadas
pela Professora ( juíza) que avaliará os produtos de cada ação, o desempenho
dos alunos e crescimento de cada grupo. Também será realizada a auto-avaliação
no momento de colocar no placar o “Gol”, a quantidade de Gols será ponderada
entre 01, 02 ou mais, os alunos podem argumentar sobre as dificuldades e
avanços.
As seleções não são
desclassificadas, mas passam de fase, todas progridem conforme pontuação, a
cada vinte gols, ganha uma estrela que representa superar a fase.
A culminância do projeto
será um jogo de entre as seleções, com a apresentação de vídeo sobre cada
atividade do projeto e cerimônia de premiação das seleções.
2 comentários:
Parabéns pelo blog... muito bom mesmo...
Postar um comentário