Páginas

7 de março de 2014

Projeto: COPA do nosso MUNDO




COLÉGIO ESTADUAL DOM ALANO MARIE DU NODAY

Projeto: COPA do nosso MUNDO
 3º Ano

Identificação:
Professora: Luísa Cardoso
Apoio: Fabricia Neli- CPP/LABIM
Turma: 3º Ano/ Ensino Fundamental 
Turno: vespertino
 Quantidade de alunos: 28 alunos
Período: Março/ Agosto de 2014
Apresentação:
O projeto COPA do nosso MUNDO é um projeto de aprendizagem interdisciplinar que tem como temática a Copa do Mundo de Futebol, criando situações de ensino e aprendizagem, criando uma Copa de atividades escolares, aproveitando o momento de mobilização e motivação vivenciado pela sociedade. 
As características e regras do torneio serão pedagogicamente adaptadas, sendo instrumentos para a construção de conhecimento e valorização das ações e comportamentos construtivos. Os conteúdos das áreas de conhecimento são propostos de forma desafiadora e criativa, estimulando a relação entre a vida e a escola.
Objetivo Geral :
Desenvolver as habilidade e competências, aplicando os conteúdos previstos no Plano de Ensino de forma criativa, lúdica e construtiva aproveitando a  temática Copa do Mundo.
Objetivos específicos:
- Incentivar a produção de conhecimento;
-Estimular o trabalho em grupo e a participação ativa dos alunos;
-Incorporar  valores individuais e sociais pela pratica de competição saudável;
- Propiciar a integração dos alunos;
- Identificar e estimular a liderança positiva ( capitão da seleção)
- Promover diversas  oportunidades de aprendizagem em espaços diferenciados e atividades lúdicas;
- Criar sistema disciplinar pela comparação com as regras do futebol ( Cartões);
-Identificar aplicação dos conteúdos escolares na vida cotidiana, no caso na copa do Mundo de Futebol.
- Valorizar as iniciativas e ações dos alunos, pela pontuação ( GOL) e pela premiação;
Metodologia:
A Copa do nosso Mundo, terá formato baseado na copa do mundo de futebol, tendo nas atividades pedagógicas as “partidas”, na avaliação das ações o “Gol”, no trabalho em grupo as “seleções”, nos espaços escolares os “estádios”. As ações serão propostas e registradas em tabela (quadro de registro) que será o “placar”.
A formação das seleções será por afinidade, sendo orientado sobre a igualdade entre os grupos, já a escolha do nome dos pais representado será por sorteio, os países será escolhidos entre os países já campeões da Copa do Mundo. O capitão do time será eleito pelos jogadores, sendo alterado mensalmente, assim vários alunos tem  a oportunidade de liderar a equipe.
O projeto será interdisciplinar sendo desenvolvido uma vez por semana no horário de aula, são previstas as atividades, conforma abaixo:
Disciplina
Conteúdo
Atividades
mês
Língua Portuguesa



Leitura e Interpretação de texto,
Leitura de texto: Futebol XXXX- leitura na sala
Origem do futebol ( Pesquisa internet-labim)
História das seleções- (Pesquisa internet-labim- registro em cartazes)
março
Ordem alfabética
Capatazes com os jogadores dos times
março
Tipo de textos: Entrevistas
Questionário sobre a Copa com a família, apresentar na sala
maio
Interpretação de texto: Musica
-Ritmo e rimas
Ouvir e ler musica: “ora Bolas” –Palavra contada Interpretar e ilustrando
março
Uso do Dicionário
Montar dicionário com as palavras novas e seu significado
( Biblioteca)
Abril/maio/junho
Pontuação
Identificar nos textos, musicas e poemas a pontuação (Painel: Quando usar)
Março/abril
Comunicação ( texto noticia)
Criar uma noticia sobre o projeto e as ações e divulgar na rádio escolar e no Blog da escola;
junho
Matemática
Tabelas e gráficos
Placar de pontos;
Tabela: quem vai ganhar?? ( dados da entrevista)
junho
Operações
Uma vez por semana os pontos “gols” serão contados;
Soma dos pontos e subtração (seleção que tem jogar com cartão vermelho, perde ponto)
Todos os meses
Estimativa
Dedução dos melhores colocados, que melhorou nas atividades, mais  probabilidade de ganhar

Resolução de Problemas
Problemas matemáticos com a temática ( separação dos times, quantas vezes vai estar em cada espaço escolar “estádio” ( quadra, biblioteca, pátio, Labim)
maio
Maior e menor
Perfil dos jogadores ( peso altura, pontuação)
maio
Ordem numérica
Identificar a colocação no placar e registrar no caderno;
Todos os meses
Ciências
Corpo Humano
Elaboração de Jogador do corpo ( painel com o corpo humano representando um jogador ( jogar montando o corpo com as partes destacáveis)
Agosto
Alimentação
Dieta de atleta ( pesquisa e registro no caderno)
Palestra da equipe do PSF
agosto
Drogas
Exames Antidoping, conceitos basicos
junho
Vitaminas
Pesquisa: Para que servem e onde encontramos.
(Pesquisa na biblioteca)
agosto
História\Geografia
Cidades e suas características
Pesquisa na internet sobre as cidades onde serão realizados os jogos, relacionar a um espaço da escola. EX. Labim= Estádio maracanã- RJ
Elaborar placas indicativas nos espaços com dados.
abril
Pontos cardeais
Mapa dos estádios ( escola)
abril
Ensino Religioso
Valores e atitudes
Conceito de Fair Play, ( pesquisa na internet e registro no caderno)
março
Respeito, união  e colaboração
Técnica de convivência ( aplicadas durante os jogos)
abril
Artes
Desenhos, cores e colagens
Desenhos da Musica, confecção da Taça de material reciclado
junho
Releitura de Obra
A partir da obras já conhecidas sobre futebol cada grupo  (seleção) elabora nova obra, Exposição no pátio da escola;
março
Educação Física
Regras e disciplina
Regras e normas disciplinares (regra do jogo, uso dos cartões )
Todos os meses
Competição
Aplicar condições de competir de forma construtiva
Todos os meses
Jogos recreativos e de lazer
Queimada, futebol de sapato, estoura balão, corrida do saco, etc.
Todos os meses

Recursos:
Pinceis
Cartolina,
Tinta guache
Papel chamex
Barbante
Balões
Fita adesiva
Papel filipshart
Cola branca
Réguas
Balões
Papel laminado
Garrafas pet
Tesouras sem ponta
Tesoura Grande
Papel Crepon
Massinha de Modelar
EVA- colorido
Bola de borracha ( pequena)
Saco de estopa;
Pistola e bastões de Cola quente
Papel cartão
Ap. de som
Dicionários
Medalhas

Avaliação:
As ações serão avaliadas pela Professora ( juíza) que avaliará os produtos de cada ação, o desempenho dos alunos e crescimento de cada grupo. Também será realizada a auto-avaliação no momento de colocar no placar o “Gol”, a quantidade de Gols será ponderada entre 01, 02 ou mais, os alunos podem argumentar sobre as dificuldades e avanços.
As seleções não são desclassificadas, mas passam de fase, todas progridem conforme pontuação, a cada vinte gols, ganha uma estrela que representa superar a fase.  
A culminância do projeto será um jogo de entre as seleções, com a apresentação de vídeo sobre cada atividade do projeto e cerimônia de premiação das seleções.




2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Parabéns pelo blog... muito bom mesmo...