Páginas

1 de dezembro de 2007

Frutos da Feira de Ciências

A Feira de Ciências teve o propósito de incentivar a atividade científica, através do planejamento e execução de projetos investigatórios para a construção do conhecimento, colocando-o a serviço do bem comunitário. A partir desse objetivo, os alunos empenharam-se não só na organização dos seus projetos mas também na busca de parceiros como: UHE Luís Eduardo Magalhães, Naturatins, Saneatins, SESAU, lojas de informática, esteticistas e outros.

Os alunos desenvolveram a maior parte de suas pesquisas nos classmate PC e isso favoreceu aos professores orientadores que puderam acompanhar passa a passo a elaboração dos projetos. Os assuntos abordados foram os mais diversos, desde meio ambiente, saúde, alimentação, sexualidade, educação, estéticas, produção de produtos higiênicos, comunicação( rádio, tv, telefonia fixa e móvel), biotecnologia, comportamento e informática onde devia ser apontado as contribuições alcançadas em cada áreas com a inserção da tecnologia.

No trabalho com os temas foi percebido que o envolvimento dos alunos se deu de forma colaborativa. O que os alunos acabam de experimentar está muito além de aspecto específico. Aprenderam a observar um fenômeno e a pensar sobre ele, a ordenar esses pensamentos de acordo com suas hipóteses e suas expectativas; a compartilhar suas idéias, a escutar e valorizar as idéias dos colegas por perceber que elas podem ser úteis para o seu próprio pensamento. Enfim, aprenderam a aprender!

Foi decisiva a participação dos pais nesse projeto. Esse fato, proporcionou uma maior integração dos responsáveis com as atividades escolares, pois puderam ver de perto os trabalhos desenvolvidos e incentivarem seus filhos a produzirem conhecimento.

Professora Maria Edilene Salviano de Oliveira


Acesse os vídeos e veja a produção dos alunos.

Vídeo produzido pelo aluno monitor Gabriel do Couto, com fotos da
aluna Rafaela Pinheiro e apoio da Coordenação do Projeto UCA

Produção dos alunos do 9 ano - Gabriel, Thais, Jéssica, Caroline, Paulo Henrique e Nágilla - apresentado na Feira de Ciências

Nenhum comentário: