Páginas

24 de setembro de 2008

Reportagem dos alunos e professora do Colégio Dom Alano

http://www.aprendebrasil.com.br/alunoreporter/noticia.asp?idARMateria=520

Acessado em 24/09/08


Mesa Redonda: O uso do laptop na Escola Pública






Nos dias 22 e 23 de setembro, intelectuais, professores e alunos de algumas regiões do Brasil estão reunidos na PUC-SP para o I Seminário WEB Currículo com o objetivo de apresentar e discutir questões relacionadas ao desenvolvimento do currículo escolar com a integração da mídia e tecnologias digitais. O envento é também um espaço para a troca de experiências sobre os recursos que a WEB oferece e como as TIC podem ser utilizadas nas práticas escolares.
Jovens do Ensino Fundamental e Médio dos Estados do Tocantins, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro estão reunidos a fim de criar notícias para a "Agência de notícias para a paz". Esta agência de notícias está proporcionando aos estudantes mais um momento de aprendizado sobre outra importante interface do site aprendebrasil.com.br.

Uma das coordenadoras e organizadoras do I WEB Curriículo PUC-SP e autora de diversos trabalhos relacionados com a utilização das tecnologias na educação Maria Elizabeth Almeida, comentou que quando pensou em uma maneira de introduzir tecnologia no curriculo, logo imaginou sua relação com a educação,. Foi assim que teve a idéia de criar o tema Integração de Tecnologias de Informação e comunicação ao Currículo.


Na mesa-redonda "Uso do laptop na escola pública" tivemos as apresentações de todos os representantes das quatro escolas do país que tveram este projeto implantado como um projeto piloto. Todos os representantes das escolas, mostraram seus pontos negativos e positivos e mostraram resultados de projetos desenvolvidos.

Foram destacados vários pontos sobre criação, operacionalização e implantação do projeto UCA. O Sr. Mauro Moura (SEED/MEC) afirmou que o projeto piloto precisa dar certo, mas deve ser pensado dentro da realidade de cada escola, e que este projeto seria implantado em mais 300 escolas do Brasil para beneficiar mais de 3 mil alunos com laptops no valor de 100 dólares.

O Sr. Pedro F.Andrade (SEED/MEC) falou sobre os quatro pilares de sustentação do projeto UCA que se divide em: infra-estrutura que visa suporte técnico, acompanhamento, ponto de acesso e monitoramento, o segundo pilar é formação que visa formar gestores, profesores e alunos monitores, o terçero pilar é o de avaliação, que visa resultados de impacto, e o quarto e último pilar é o de pesquisa que visa a referência curricular, ferramentas metodológicas e processos.

A Coordenadora Estadual do Projeto UCA no Tocantins Leila Ramos falou sobre as oficinas realizadas com todos os envolvidos no projeto, começando com os alunos monitores, passando pela equipe de gestão da SEDUC e da escola e dos professores. Leila falou da importância de o professor ter conhecimento sobre a utilização dos laptops para conseguir trabalhar em sala de aula, mas também colocou a importância de os professores assumirem as suas dificuldades/medos na utilização das TIC e permitir que os estudantes o ensinem, já que os jovens são "filhos da tecnologia". O fato de os computadores estarem armazenados dentro da sala de aula, também é um fato muito importante no Colégio Dom Alano porque instiga o professor a utilizar esta importante ferramenta.



Autores: Ítalo, Igor, Monique, Letícia e Fátima






Nenhum comentário: