Páginas

29 de setembro de 2008

Acabou a papelada!

Nas aula de Português da Professora Keila os alunos das turmas do 1º 4 e 1º 5 estão experimentando uma outra possibilidade de entregar os seus trabalhos. Estão utilizando da tecnologia que possuem na escola. Eles fazem sua atividades no classmate e enviam diretamente para a sua professora. Facilitando e dinamizando os trabalhos em sala de aula. Verdadeiramente estamos acabando com aquelas pilhas de trabalhos manuais. Chegamos à era da informatização na escola. Viva o computador!!!

Abaixo estão algumas evidências das atividades realizadas pelos alunos.
Texto com resumo do conto lido no site : www.machadodeassi.net

Em 02/09/2008 10:43, mileni maia escreveu:

.hmmessage P { margin:0px; padding:0px } body.hmmessage { FONT-SIZE: 10pt; FONT-FAMILY:Tahoma }
ANÁLISE DO CONTO Situação Inicial: Rita tentava explicar a Camilo sua ida a cartomante. Personagens: Rita, Camilo, Vilela, Cartomante, o Cocheiro e o anônimo. Tempo: Sexta-feira de novembro de 1869. Espaço: Rua da Guarda Velha, a Casa da Cartomante, Rua das Mangueiras, a Casa de Vilela, Antiga rua dos Barbonos. Conflito Gerador: Traição. Clímax: As cartas anônimas. Desfecho: Vilela mata Camilo e Rita. RESUMO

A CARTOMANTE

Este conto narra uma história trágica de um romance que acabou em morte.Camilo e Vilela são amigos de infância que depois de um bom tempo se reencontraram. Vilela volta da Província formada em Magistrado, mais veio abrir banca de advogado, ele se casara com uma linda dama formosa e prendada; Camilo por sua vez não se formara em nada, mais conseguira um emprego público. Rita (esposa de Vilela) apaixona-se por Camilo e começam a ter um romance. Ao passar do tempo, com as varias visitas que Camilo fazia a casa de Vilela para ver Rita, eis que surge um bilhete anônimo que lhe chamava imoral e pérfido, e dizia que sua aventura era sabida por todos. Com isso, Camilo parou de ir à casa de Vilela, foi por esse tempo que Rita, desconfiada e medrosa, correu a cartomante para consulta-la sobre o verdadeiro motivo do desaparecimento de Camilo. A cartomante declarou que ela tinha medo que ele a esquecesse, mais que não era verdade. Rita por sua vez ficou preocupada. No dia seguinte, estando no trabalho, recebeu Camilo um bilhete de Vilela que dizia: “vem já, já a nossa casa, preciso falar-te agora”. Camilo assustou-se, e começou a formular em sua cabeça os motivos desse chamado de Vilela. Ele ficou preocupado que Vilela poderá ter descoberto a traição de Rita com ele, pensou até em ir armado, mais descartou essa idéia. No caminho ele foi à cartomante que lhe disse para que não se preocupasse e que não tivesse medo de nada, Camilo agradeceu e lhe pagou. Quando chegara a casa de Vilela, estava mais tranqüilo,Vilela abriu a porta, Camilo desculpou-se por não poder vir mais cedo, Vilela não lhe respondeu nada, tinha as afeições decompostas, fez-lhe sinal para que entrasse e foram para uma sala interior, quando a Camilo entrou na sala levou um susto, viu Rita morta e ensangüentada no chão, Vilela pegou-o pela gola e com dois tiros o matou.
ALUNA: MILENI GONÇALVES DA MAIA. SÉRIE: 1º ANO 05 MATUTINO


Em 01/09/2008 21:56, caroline brito pacheco escreveu:

.hmmessage P { margin:0px; padding:0px } body.hmmessage { FONT-SIZE: 10pt; FONT-FAMILY:Tahoma }

A cartomante

A cartomante é a historia de Vilela, Camilo e Rita envolvidos em um triângulo amoroso. A historia começa numa Sexta-feira de novembro de 1869 com um dialogo entre Camilo e Rita. Camilo nega-se a acreditar na cartomante e sempre desaconselha Rita que a consultasse.
A cartomante é uma charlatã, destas que falam tudo o que serve para todo mundo, destaca-se por iludir Rita e Camilo.
Rita crê que a cartomante pode resolver todos os seus problemas e angústias. Camilo já desesperado com medo de que todos haveriam descoberto o seu caso com Rita procurou a cartomante para saber o motivo do chamado de Vilela para ir até a sua casa.
Cheio de confiança após consultar a cartomante, Camilo vai até a casa de Vilela. Chegando lá ele encontra Rita morta aos seus pés, Vilela seu amigo de infância, que já estava sabendo da traição da esposa e o esperava de arma no punho, e segurou-lhe pela gola e com dois tiros de revólver o matou.

Colégio Estadual Dom Alano
Aluna:Caroline Brito Pacheco
Série:1°ano Turma:05

Um comentário:

Anônimo disse...

afinal quem escrevia as cartas para camilo? era o personagem? era alguem de fora da trama? porque vc supõe isso?