Páginas

21 de maio de 2014

Autor Ziraldo e suas obras são objeto de Projeto dos alunos no Programa Mais Educação do Colégio Dom Alano


Alunos participantes do Programa Mais Educação do Colégio Estadual Dom Alano escolheram o Autor Ziraldo para desenvolver atividades na oficina de Orientação de Estudos com a Monitora Verônica Marques Barbosa.
Durante todo o mês de maio serão desenvolvidas atividades como leitura coletiva e individual, pesquisa da biografia, reconto de estórias, produção de textos, confecção de fantoches e apresentação de teatro.

Veja o resumo do Projeto:


COLÉGIO ESTADUAL DOM ALANO MARIE DU NODAY
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
Oficina: Orientação de Estudos
Monitora: Verônica Marques Barbosa
Projeto: Ziraldo
Apresentação:
O projeto Ziraldo parte do conhecimento da vida e das obras do Autor Ziraldo, e tem objetivo promover a produção de conhecimento  tendo como tema central a diversadade e expressão cultural apresentada em diversas linguagens pelo do autor, jornalista, desenhista, escritor , autor teatral, advogado e empresário Ziraldo, desenvolvendo estratégias pedagógicas para desenvolver habilidades relativas  a leitura, oralidade, dramatização e produção de texto e principalmente o "gosto pela leitura".
O projeto será desenvolvido com a turma do Programa Mais Educação do turno matutino, com 30 alunos do  3° a 9° ano do Ensino Fundamental durante o mês de maio de 2014.
Objetivos:
Objetivo Geral:
Promover  habilidades de leitura, expressão, oralidade e produção de textos aplicando atividades lúdicas e criativas sobre a Vida e obra do autor Ziraldo.
Objetivos específicos:
- Conhecer a biografia do autor Ziraldo;
-Realizar leitura individual e coletiva das obras do autor;
- Interpretar e recontar as histórias dos livros;
-Criar um roteiro de uma dramatização com teatro de fantoches;
- Confeccionar fantoches de caixa de leite;
-Expressar novas ideias.

Metodologia:
No período de maio serão realizadas aulas temáticas iniciando na biblioteca pesquisar livros do autor Ziraldo, realizar leitura coletiva e individual das obras, em seguida devem efetuar o reconto em sala, comentando o significado do texto e mensagem captada.
outra ferramenta será a internet com  pesquisa no laboratório de informática sobre a vida do autor Ziraldo,  registrando as data marcantes , acontecimentos e cronologia das obras. Com base de dados registrados serão elaborados cartazes com a biografia das obras.
Os alunos de forma coletiva irão produzir  texto roteiro de teatros de fantoches, separando personagens e diálogos, após confeccionar fantoche de material reciclado ( caixa de leite) vão apresentar o Teatro para as demais turmas.
A culminância do projeto será a apresentação do teatro,  exposição das produções  e redação de relatório : “O que Aprendi ?”.
Recursos:
- Livros;
-Cola tesouras;
-Tesouras;
- Cartolina;
-Computadores;
-Caderno de registros;
- tintas;
-Lápis de cor e canetinhas;
Avaliação:
Avaliação será através da observação sistemática, participação dos alunos, produtos elaborados e relatório  elaborado pelos alunos.

Fotos das atividades:
Leitura Coletiva Livro: "O Menino maluquinho"
Levantamento do conhecimento prévio e escolha do autor

Um comentário:

Anônimo disse...

muito legal e o mais educaçao