Estes foram alguns sites utilizados na oficina:
http://clubematematica.incubadora.fapesp.br

http://clubematematica.incubadora.fapesp.br
“A Cultura, sob todas as formas de arte, de amor e pensamento através dos séculos, capacitou o homem a ser menos escravizado.”
André Malraux
OBJETIVOS:
Ampliar o conhecimento em suas diversas áreas;
Desenvolver habilidades de pesquisa e participação no trabalho em grupo;
Despertar para a descoberta de diferentes habilidades artísticas;
Incentivar para o prazer da leitura e escrita;
Estimular o pensamento crítico por meio das habilidades comunicativas.
PROGRAMAÇÃO
PERÍODO: 05/12 A 07/12 DE 2007
HORÁRIO: 19h30min
DIA 05/12 -Teatro e Noite de Autógrafos;
DIA 06/12 - Feira Cultural (Periodização da Literatura Portuguesa e Brasileira);
DIA 07/12 - Show de talentos (música, dança e arte digital).
No dia 26 de novembro os pais dos alunos do 4º ano retornaram à escola entregar os Classmate PC. A expressão de cada um era de satisfação e agradecimento, estavam felizes. Alguns alunos já estavam querendo saber quando poderiam levar novamente para casa. Uma aluna falou que usou só um pouquinho por que seu pai não parava de usar. Os pais entregaram o relato de como foi o final de semana usando o Classmate com a família. Os relatos foram surpreendentes. Os alunos ensinaram seus irmãos, pai, mãe e amigos a utilizarem os laptops. Mostraram como é utilizado em sala de aula e iniciaram a atividade passada pela professora. A interação e cooperação em casa foi evidente nos relatos. Mesmo aqueles que não tinham internet em casa, aproveitaram os programas e conteúdos educacionais que o próprio Classmate já disponibiliza pela Metasys. Alguns pais inclusive relataram o maior interesse de seu filho pelos estudos após o início dos trabalhos com os laptops.
A Feira de Ciências teve o propósito de incentivar a atividade científica, através do planejamento e execução de projetos investigatórios para a construção do conhecimento, colocando-o a serviço do bem comunitário. A partir desse objetivo, os alunos empenharam-se não só na organização dos seus projetos mas também na busca de parceiros como: UHE Luís Eduardo Magalhães, Naturatins, Saneatins, SESAU, lojas de informática, esteticistas e outros.
Os alunos desenvolveram a maior parte de suas pesquisas nos classmate PC e isso favoreceu aos professores orientadores que puderam acompanhar passa a passo a elaboração dos projetos. Os assuntos abordados foram os mais diversos, desde meio ambiente, saúde, alimentação, sexualidade, educação, estéticas, produção de produtos higiênicos, comunicação( rádio, tv, telefonia fixa e móvel), biotecnologia, comportamento e informática onde devia ser apontado as contribuições alcançadas em cada áreas com a inserção da tecnologia.
No trabalho com os temas foi percebido que o envolvimento dos alunos se deu de forma colaborativa. O que os alunos acabam de experimentar está muito além de aspecto específico. Aprenderam a observar um fenômeno e a pensar sobre ele, a ordenar esses pensamentos de acordo com suas hipóteses e suas expectativas; a compartilhar suas idéias, a escutar e valorizar as idéias dos colegas por perceber que elas podem ser úteis para o seu próprio pensamento. Enfim, aprenderam a aprender!
Foi decisiva a participação dos pais nesse projeto. Esse fato, proporcionou uma maior integração dos responsáveis com as atividades escolares, pois puderam ver de perto os trabalhos desenvolvidos e incentivarem seus filhos a produzirem conhecimento.
Produção dos alunos do 9 ano - Gabriel, Thais, Jéssica, Caroline, Paulo Henrique e Nágilla - apresentado na Feira de Ciências
Elas conseguiram envolver toda a escola e, principalmente seus alunos, em torno do trabalho: tem receitas regionais, parlendas, lendas, jogos e brincadeiras populares, desenho... enfim, muita arte e criatividade!
Confira os blogs das professoras e páginas dos alunos nos links abaixo:
http://blog.aprendebrasil.com.br/evanilde4853886
http://blog.aprendebrasil.com.br/elianavitt
Alunas do 4º ano E.F. apresentando trabalhos sobre as plantas medicinais
Professora Evanilde e sua turma no evento de encerramento do projeto
Professora Eliana e aluna Elide pesquisando sobre o folclore brasileiro
As crianças e os professores estão muito animados. Eles demonstram muita criatividade e escrevem estórias incríveis utilizando os desenhos do referido escritor. Tem até criança que sabe da importância do projeto para seu futuro: “Professora, sabia que esse é o primeiro passo pra gente se tornar um escritor?” (Tatiana dos Santos Neves, 3º ano Ensino Fundamental)
As professoras estão incluindo o projeto no contexto de aprendizagem, no estudo da gramática, de forma que a elaboração do livro não fique solta ou descontextualizada, ou seja, não estão fazendo só por fazer.
Os alunos ficaram eufóricos quando souberam que seu livro será rodado em uma gráfica de verdade e que irão recebê-lo na escola!
Os alunos do Ensino Fundamental do Colégio Dom Alano realizaram uma pesquisa sobre Palmas, na internet, para o Projeto “Palmas, minha cidade” e a partir daí, produziram seus textos no Classmate PC, corrigindo os erros e organizando a formatação. Todo esse trabalho foi feito em sete aulas e com bastante empenho dos alunos.
Professora Marília Corrêa Veloso
Produção textual da Aluna Hannah Harent Coutinho, do 7º ano 18
Palmas fica localizada no estado do Tocantins que fica na região norte e é uma das cidades mais novas do país, o mesmo acontece no Tocantins que tem apenas um ano a mais de sua capital Palmas, pois ela tem 18 anos e o Tocantins 19.
Como todos sabem esse território que hoje faz parte do Tocantins pertencia ao estado de Goiás e como o governo não conseguia administrá-lo decidiram dividir o estado e então criaram o estado do Tocantins.
Quem mora aqui é um cidadão de sorte, pois mesmo sendo um estado com poucos anos de experiência é maravilhoso. Mesmo não tendo tantas coisas como nas cidades grandes tem suas qualidades e querem saber quais são? Então eu vou contar.
Palmas é uma cidade muito bonita e também com muitos benefícios. As belezas naturais são diversas e uma delas são as cachoeiras de Taquaruçu, a Ilha do Canela, lá é muito bonito, tem também o PARQUE CESAMAR, é ótimo para dar uma caminhada, ver o lago que é lindo e tem uma variedade de peixas. Tem parquinho para as crianças brincarem e também uma parte para skate e outra para andar de bicicleta.
Como cidadã palmense gosto de morar nessa cidade e não trocaria ela por nenhuma outra cidade, pois tenho orgulho dela. Eu tenho certeza que todos os turistas que visitam a cidade de Palmas vai embora com a esperança de voltar outra vez.
Palmas está melhorando muito. O transporte coletivo mudou muito a vida das pessoas daqui de Palmas, com a nova tecnologia ficou ainda melhor. Fizeram seis terminais que facilitou a vida das pessoas. Ando de ônibus e aprovo. Alem das melhorias nas redes públicas de ensino de ensino e saúde, pois o governo se preocupa verdadeiramente com o cidadão palmense o respeitando de forma integral.
Hoje está acontecendo um grande movimento que envolve toda a sociedade palmense para discutir o que precisa ser melhorado em nossa linda cidade, pois apesar das melhorias sempre a algo a fazer mais.
Esse movimento procura discutir cada problema de cada quadra junto com população da mesma. E com isso o povo fica satisfeito porque tem direito a dar sua opinião e fazer a diferença para sua quadra.
Palmas também teve o privilégio de presentear o projeto UCA, para os alunos do Colégio Estadual Dom Alano, para termos mais aprendizagem com o estudo. Nos fomos uma entre várias cidades do Brasil para participarmos do projeto piloto do UCA, esperamos que tudo dê tão certo aqui na escola como dá certo em Palmas., com os nossos governantes realmente preocupados com a população.
Palmas, obrigada por ser tão maravilhosa, pois é daqui que a minha família tira o nosso sustento.
Justificativa
Diante do momento que estamos vivenciando na Escola Dom Alano com Implantação do Projeto UCA, sentimos a necessidade de saber das experiências, sensações e informações dos alunos sobre a Inclusão Digital, portanto propomos essa temática.
Objetivo da Aula:
Construir um texto dissertativo-argumentativo a partir de um tema proposto e leitura prévia.
Competências e Habilidades :
Escrever um texto dissertativo-argumentativo coerente e coeso.
Produzir o texto sem fugir ao tema.
Usar argumentos claros e conviventes no desenvolvimento da temática.
Ao final desta atividade que passou por um processo de seleção, foi escolhida a dissertação do aluno do 3º Ano do Ensino Médio Básico do turno Noturno, Dannyell Duarte dos Santos, a qual está transcrita abaixo:
*Foto: Professora Fabiana (E) e aluno Dannyell Duarte (D).
A educação como inclusiva tecnologicamente, passa por grandes desafios e avanços, o que tem deixado apenas na lembrança da população o fato de que, os livros e a escrita eram fatores primordiais nas escolas como fonte de pesquisas e captação de informações, bem como a resolução de exercícios e trabalhos educativos.
Hoje, com o uso de aplicativos “Flash” e linguagem “Java” entre outras infinidades, os alunos aprendem através de games e animes criados por profissionais da área, os quais são disponibilizados às escolas que possuem laboratórios de informática com acesso a alunos. As fórmulas matemáticas, regras de gramática, estudos geográficos, descobertas e fatos históricos, atualidades e até mesmo comportamentos adequados são compactados em micro-computadores que através de uma rede lançam os “softwares” para diversos outros PC’s (Computadores) ou “laptops”.
O ensinar e o aprender, com todos estes benefícios tornaram-se fáceis, simultaneamente divertido e moderno. Há um interesse muito grande em nível mundial pela tecnologia e sua inclusão,sendo assim de extrema importância e utilidade na educação.
A educação pode e tem muito a melhorar com a tecnologia, basta controlá-la e dosá-la valorizando a relação aluno-professor e vice-versa. O COMPUTADOR foi criado com uma funcionalidade e inteligência extrema, mas nem com isso substitui O PROFESSOR, e sim o auxilia!
Por: Dannyell Duarte dos Santos, 17.
Aluno da 3ª série do Ensino Médio
Profª. de Língua Portuguesa: Fabiana Cirqueira
No dia 10 de agosto de 2007, aconteceu a reunão de pais e demais membros da comunidade escolar do Colégio Dom Alano. A gestora Lívia Júnia abriu a reunião com informes da rotina escolar. Para informar e esclarecer a todos os presentes a respeito do Projeto UCA, a Coordenadora Lilian de Paula expôs os objetivos e as ações já realizadas para a implantação do mesmo na Unidade Escolar. Colaboraram com a reunião a Coordenadora Estadual do Projeto, Leila Ramos, e as Técnicas do Núcleo de Tecnologia Educacional da SEDUC - Secretaria de Educação e Cultura - Cintya, Telma e Rosita. Os pais foram bastante participativos e demonstraram seu encantamento pelo projeto. Tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas, expressar seus temores e anseios a respeito da utilização dos Classmate PC. Em seguida aconteceu a entrega de boletins aos pais.
Convidamos a comunidade em geral, a participar do festejo
"O Pan no Arraiá Du Noday"
Quando? Dia 15 de junho de 2007
Que Horas? 20:oo hs
Onde? Na quadra de esportes da Unidade Escolar.(208 sul AI-8 Plano Diretor Sul)